Objetivos de campanha do Facebook Ads: como escolher?

Os objetivos de campanha do Facebook Ads são bem definidos, possibilitando ao usuário um tipo de resultado bastante condizente com o desejado. Eles são organizados na plataforma em uma ordem análoga às etapas do funil de vendas.

objetivo de campanha no facebook ads

O Facebook Ads é a plataforma de anúncios do Facebook, que permite tanto patrocinar publicações já existentes na sua página comercial quanto criar anúncios para divulgar produtos e serviços. Ele possibilita também veicular anúncios no Instagram.

Os objetivos de campanha do Facebook Ads funcionam porque os algoritmos do Facebook conhecem o comportamento de navegação de cada usuário, têm acesso aos seus dados pessoais e de interesses e computam qualquer mudança ou nova experiência que o usuário resolva compartilhar com a sua rede.

É com base nessas informações que ele entrega os anúncios e publicações pagas às pessoas com maior potencial de executar a ação desejada, mediante a definição de um objetivo.

CTA, ou call to action (chamada para ação)

A maioria dos objetivos de campanha do Facebook Ads possibilita incluir no anúncio um link e um botão de CTA, sigla para a expressão em inglês call to action, que significa chamada para ação.

anúncio com call to action

O uso de CTAs é uma estratégia bastante eficaz para indicar à audiência o que se deseja que ela faça. Quando não se usa CTA, corre-se o risco de seu público manter-se passivo diante do seu anúncio.

Cada objetivo permite uma série variável de botões de CTA. Enumeramos alguns deles:

  • Cadastre-se
  • Enviar mensagem
  • Reservar agora
  • Fale conosco
  • Baixar
  • Obter cotação
  • Saiba mais
  • Ver cardápio
  • Comprar agora
  • Como chegar

É importante definir os objetivos da campanha e o CTA que correspondam às reais necessidades do negócio, a fim de que o resultado conquistado esteja de acordo com o desejado.

Posicionamento

redes sociais

Posicionamento é onde o anúncio será exibido. Ao criar uma campanha no Facebook Ads, é possível escolher onde seu anúncio será veiculado. As opções, que variam de acordo com cada objetivo, são Facebook, Instagram, Audience Network e Messenger.

Talvez o posicionamento mais “diferente” seja o Audience Network. Ele permite levar a publicidade para fora do Facebook, podendo ser veiculada em aplicativos.

Existem também os posicionamentos mais específicos, que se referem ao local onde o anúncio será exibido dentro de cada um dos posicionamentos que mencionamos. Por exemplo, alguns objetivos de campanha do Facebook Ads permitem veicular o anúncio no Instagram, porém apenas no feed, ou tanto no feed quanto nos stories.

Em resumo, é possível escolher o posicionamento dos anúncios ao criar suas campanhas, mas a disponibilidade de posicionamento varia de objetivo para objetivo.

A possibilidade de escolher o posicionamento é uma grande vantagem. É importante analisar seu público para escolher o posicionamento que realmente alcança seus potenciais clientes, a fim de aumentar o desempenho do anúncio e otimizar o orçamento destinado a ele.

Objetivos de campanha do Facebook Ads

A seguir vamos detalhar os objetivos de campanha do Facebook Ads, indicando o tipo de resultado previsto para cada um deles.

Objetivos de Reconhecimento (indicados para a etapa do topo de funil)

funil de vendas

Reconhecimento de marca

Reconhecimento de marca é um objetivo de campanha indicado para quando sua marca precisa se tornar conhecida. É interessante usá-lo quando seu negócio acabou de se inserir no mercado ou está em fase de pré-lançamento de serviço ou produto.

O resultado desejado desse objetivo é aumentar a probabilidade de lembrança do anúncio, ou seja, ele é exibido a pessoas com maior potencial de lembrar-se dele após alguns dias.

Alcance

Alcance é um objetivo indicado para quando há a necessidade de divulgação ao maior número de pessoas. Por não demandar nenhuma ação da audiência, com baixo investimento é possível conseguir um alcance bem alto.

Opcionalmente, este objetivo conta com um botão de CTA exclusivo, que é bem interessante: o “Como chegar”, que permite visualizar o mapa que leva ao local, ideal para lojas físicas e eventos.

Objetivos de Consideração (indicados para a etapa do meio de funil)

Facebook ads

 Tráfego 

O objetivo de tráfego consiste em levar público de dentro da rede social para fora. O destino pode ser:

  • Um site, blog ou landing page
  • Um aplicativo
  • Um evento do Facebook
  • Uma conversa no Messenger
  • Uma conversa no WhatsApp

A despeito da possibilidade de levar para uma conversa no WhatsApp ou no Messenger, esse não é o melhor uso do objetivo de tráfego, afinal existe um objetivo de Mensagem que garante melhor resultado por ser mais específico para esse fim.

Mensagens

Esse objetivo de campanha permite que pessoas interessadas interajam com sua empresa através de mensagem no WhatsApp, Messenger ou Instagram Direct Message. É muito usado para vendas diretas, principalmente para quem não tem um site do tipo e-commerce.

Envolvimento 

 Campanhas de envolvimento têm os objetivos de:

  • Receber curtidas na página do Facebook
  • Receber resposta a eventos no Facebook
  • Obter reações (como curtidas, comentários e compartilhamentos) a publicações tanto no Facebook quanto no Instagram.

São indicadas para aumentar o alcance de publicações já existentes na página do Facebook ou no perfil comercial do Instagram. Também é possível criar um anúncio, geralmente divulgando um evento ou em campanhas de curtidas na página do Facebook.

Campanhas de envolvimento em publicação já existente permitem especificar a rede social em que ela foi postada – Facebook ou Instagram.

Independentemente da plataforma de origem da postagem, se o objetivo é que ela seja posicionada no Instagram, a publicação tem condições de ser exibida com link clicável, o que não é possível com posts feitos diretamente no Instagram.

Instalação de aplicativo

Este objetivo é indicado para campanhas que promovem aplicativos. Através dele é possível mostrar o anúncio para pessoas com maior probabilidade de baixar e se envolver com um aplicativo.

Visualização de vídeo

O objetivo de visualização de vídeo é indicado para quando o anúncio é em vídeo. Dessa forma ele será exibido a pessoas com maior probabilidade de assistir ao vídeo até o final.

Geração de cadastros

Campanhas com objetivo de geração de cadastros são indicadas para geração de leads. Consiste em uma ótima opção para negócios que ainda não têm uma landing page para captura de cadastros, pois o Facebook disponibiliza um formulário a partir do próprio anúncio, que direciona a pessoa interessada a deixar seus dados de contato.

Objetivos de Conversão (indicados para a etapa do fundo de funil)

objetivos de campanha do Facebook Ads

Conversões 

Campanhas com objetivo de conversão são mais indicadas para finalização de vendas. Elas devem ser usadas para atrair público com maior probabilidade de realizar uma compra ou adicionar informações de pagamento.

Deve-se analisar a situação ao escolher entre o objetivo de tráfego e o de conversão para vender. O algoritmo do Facebook é programado para exibir o anúncio para o público com maior probabilidade de executar a ação desejada.

Como comprar é a ação que mais exige tomada de decisão do público, é preciso avaliar a etapa que seu público está no funil de vendas e perceber se ele está mais ou menos pronto para a compra.

O objetivo de tráfego está mais para o meio do funil, enquanto o de conversão está mais para o fundo.

Ou seja, quando seu público está mais preparado para a compra, o objetivo de conversão é o mais indicado. Isso porque ele é mais específico para finalização do processo de venda.

Porém, quando o público está menos aquecido, etapa em que ele ainda precisa ser convencido dos prós e contras da aquisição, o mais indicado é o objetivo de tráfego.

É importante ter em mente que, quando mais no fundo do funil, menor será o alcance, pois o público é menor. Demandará um investimento financeiro maior para se atingir um alcance que favoreça mais a conversão.

Vendas do catálogo 

O objetivo de vendas do catálogo consiste em campanhas de anúncios dos produtos catalogados na loja do Facebook, através de integração com o seu e-commerce.

Através dele é possível mostrar, no mesmo anúncio, um carrossel de produtos e realizar, por exemplo, estratégias de remarketing para que sejam exibidos produtos a pessoas que têm procurado por eles ultimamente.

anúncio de vendas de catálogo

Tráfego para o estabelecimento

Ideal para lojas físicas, este objetivo permite mostrar seu anúncio a pessoas com maior probabilidade de visitar sua loja física quando estiverem passando por perto.

Conclusão

As campanhas no Facebook são configuradas a partir da escolha de um objetivo, que deve corresponder à necessidade do seu negócio.

Se o que precisa é de mais acessos no seu site, o objetivo deve ser o de tráfego. Deseja receber mensagens de potenciais clientes, então opte pelo objetivo de Mensagens. É uma loja virtual bem conhecida, com alto volume de tráfego no site? Então escolha o objetivo de conversão para aumentar suas vendas.

É importante entender que a definição de um objetivo de campanha é o que vai determinar o tipo de resultado alcançado. Por isso, ter bem claro qual é o resultado que se pretende atingir vai favorecê-lo a escolher objetivos que direcionem o público à tomada de decisão que melhor o atenda.

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *