Anúncios no Facebook que não convertem: onde estou errando?

Quando os anúncios no Facebook não dão resultado… bate aquele desespero. Onde será que estou errando? Destacamos aqui algumas hipóteses de possíveis erros que impedem que os anúncios no Facebook convertam.

anúncios no facebook

Muitos clientes que aparecem na agência querendo soluções de marketing digital mostram-se decepcionados com sua experiência com anúncios nas redes sociais. Uma reclamação recorrente é que eles já tentaram “de tudo”, mas anúncios no Facebook não funcionaram para eles…

A questão é que, se tem uma coisa que realmente funciona para aumentar a visibilidade da sua marca ou vender mais, essa coisa é anunciar! #FATO!

E, quando falamos em anunciar nas redes sociais, não estamos falando de impulsionar diretamente na publicação, não! Sabe aquele botão “Promover” no Instagram ou “Turbinar publicação” do Facebook que aparece – tentador! – embaixo da sua postagem? Não toque nele! Está longe de ser um método eficaz.

Impulsionar direto na publicação é o primeiro e mais grave erro, que justifica facilmente o fracasso que alguns de nossos novos clientes nos relatam.

A verdade é que anúncios com potencial são criados no Gerenciador de Anúncios, plataforma de configuração de campanhas do Facebook Ads, tanto para serem exibidos no próprio Facebook quanto no Instagram. No entanto, há usuários que, mesmo sabendo usar a plataforma, têm queixas quanto aos resultados obtidos em seus anúncios.

Para dar uma mãozinha aos que gostam de fazer por conta própria, vamos levantar algumas hipóteses do que pode estar interferindo na qualidade dos seus anúncios no Facebook. Bora conferir!

Possíveis erros em anúncios no Facebook que não convertem

Qualidade do criativo

Dá-se o nome de criativo ao conjunto que compõe o anúncio, ou seja, a mídia (imagem ou vídeo) e o texto (mensagem).

Uma mídia de qualidade é aquela que tem o poder de atrair rapidamente a atenção do público a quem se dirige o anúncio. De forma complementar, o texto deve carregar uma mensagem capaz de conduzir o cliente em potencial à ação que esperamos dele.

Quando um dos componentes do criativo não está funcionando de acordo, o anúncio não terá o resultado pretendido.

Posicionamento

Posicionamento diz respeito aos meios de veiculação dos anúncios no Facebook, ou seja, onde o anúncio será exibido. É importante analisar seu público para escolher o posicionamento que realmente alcança seus potenciais clientes, a fim de aumentar o desempenho do anúncio e otimizar o orçamento destinado a ele.

redes sociais

Os anúncios no Facebook podem ser veiculados, variavelmente, no próprio Facebook, no Instagram, no Audience Network e no Messenger. O que determina a possibilidade de escolha desses meios de veiculação é o objetivo da campanha. Isso significa que nem todos os objetivos permitem veicular anúncios no Instagram stories, por exemplo.

As opções de posicionamento possíveis são:

  • Facebook: feed de notícias, feed de vídeos, Marketplace, coluna da direita, stories, Vídeos in-strem, resultados de pesquisa, instant articles.
  • Instagram: feed, explorar, stories.
  • Audience Network: nativo, banner e intersticial e nos vídeos com incentivo.
  • Messenger: caixa de entrada, Messenger stories, mensagens patrocinadas.

Horário de exibição

Ao planejar a veiculação de um anúncio é importante analisar o comportamento de navegação do seu público-alvo no que diz respeito ao horário de acesso à rede social.

O Gerenciador de Anúncios do Facebook possibilita definir os dias da semana e horários em que se deseja a exibição do anúncio, a fim de melhorar o desempenho da campanha e otimizar o orçamento.

Segmentação

segmentação de público

Definir com a máxima exatidão possível qual é o público a quem o anúncio se destina é o ponto-chave para o sucesso de uma campanha. De nada adianta ter o melhor criativo ou uma verba generosa, se o anúncio não for exibido para o público que tem realmente interesse e condições de adquirir o que se está oferecendo.

E na segmentação está valendo localização, idade, gênero, dados demográficos, comportamento e interesses em geral.

Conhecer sua audiência vai possibilitar ainda elaborar um criativo que atinge de forma mais eficaz as emoções e/ou as necessidades do seu público, bem como definir o melhor horário de exibição e o posicionamento mais adequado.

Orçamento

facebook ads

Algo que precisa estar bem claro para as empresas que fazem anúncios no Facebook é que o retorno costuma ser proporcional ao investimento.

É claro que, para quem está começando ou para o pequeno empresário, nem sempre é possível investir R$ 20 ou ainda R$ 100 por dia. Mas é importante ter consciência de que o quanto se investe é proporcional ao alcance que o anúncio terá e, consequentemente, ao potencial de conversão.

Edição do anúncio

O Facebook é como uma máquina. O usuário cria o anúncio conforme as diretrizes da rede social, e a “máquina” trabalha. E, como tudo o que é automático, deve haver um aprendizado.

Dessa forma, quando o anúncio é ativado, ele precisa de um tempo, algo em torno de 5 dias, para aprender a veicular melhor o anúncio. Ou seja, ele vai testar para quem mostrar o anúncio e, conforme as respostas recebidas, ele vai tomando um melhor direcionamento.

Na fase de aprendizado é muito importante evitar edições, pois a máquina não vai entender o que o usuário realmente espera como resultado.

Enfim, como converter melhor?

objetivo de campanha no facebook ads

Se você conseguir aplicar corretamente todas essas dicas, a conversão dos seus anúncios no Facebook vai melhorar significativamente.

Anunciar nas redes sociais não é uma tarefa intuitiva. É preciso estudar e se atualizar sempre para conquistar os resultados desejados.

E, se nada der certo, a saída mais segura é contratar os serviços de uma agência que conte com profissionais especializados e em constante aperfeiçoamento.

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *