O Facebook Ads é o serviço de anúncios pagos do Facebook. Através da sua plataforma é possível anunciar tanto no Facebook quanto no Instagram, além do Audience Network e, para alguns objetivos, o Messenger.

Facebook ads

Anunciar nas redes sociais tem sido uma das estratégias de melhor resultado para conquistar reconhecimento de marca, aumentar o alcance de publicações, ganhar novos seguidores, levar mais público para o seu site ou blog, receber mensagens e aumentar suas vendas.

Como o Facebook Ads funciona?

Antes de anunciar no Facebook o empreendedor deve ter claro o objetivo que deseja alcançar com a publicidade.

Facebook Ads

A plataforma de anúncios do Facebook é muito inteligente. Chama-se Gerenciador de Anúncios e é bastante completa, pois permite configurar toda a estratégia das campanhas para diversos fins.

Há vários objetivos já estabelecidos pelo Facebook, cada qual configurado para conduzir o usuário a uma ação específica. Quando se escolhe determinado objetivo para a campanha, os anúncios serão exibidos para as pessoas que tendem a executar exatamente a ação esperada.

Por exemplo, quando o objetivo é aumento de curtidas na página, os algoritmos do Facebook são programados para mostrar o anúncio a pessoas que tendem a curtir páginas. Já quando o objetivo é receber mensagens de potenciais clientes, o anúncio é exibido para pessoas com maior tendência a clicar no botão “Enviar Mensagem”.

Por isso, é muito provável que um anúncio com objetivo de mensagem não seja necessariamente sucesso em curtidas. Afinal, o anúncio não foi programado para aparecer para quem tende a curtir publicações, mas para quem tende a enviar mensagens.

Vantagens do Facebook Ads

Facebook

Tem quem pense que publicidade no Facebook não funciona. Há até quem pergunte se o Facebook não morreu. O Facebook é a rede social mais acessada no mundo, com 2,2 bilhões de contas ativas. No Brasil, atualmente acabou de perder seu posto para o YouTube, mas a segunda rede social mais acessada aqui conta, em outubro de 2020, com 130 milhões de usuários!

Com esse alto volume de audiência, ter uma página comercial no Facebook é um meio bastante eficiente de alcançar novos clientes e gerar resultados positivos para o seu negócio.

O que ocorre é que páginas com baixo número de seguidores, pouca frequência nas postagens, conteúdo de baixa qualidade ou irrelevante sofrem com alcance orgânico baixo.

E é justamente aí que entram as estratégias do Facebook Ads. É preciso patrocinar suas publicações para aumentar o alcance delas e anunciar seus produtos ou serviços de forma direcionada a um público segmentado, com real potencial de compra.

Nos itens a seguir vamos abordar as principais vantagens do Facebook Ads:

Uma das plataformas mais acessadas no país

A primeiríssima vantagem do Facebook Ads é publicar seu anúncio numa plataforma onde, de forma geral, todo mundo está. O Facebook já foi uma rede social exclusiva para jovens. Hoje é o local onde estão alunos, mas também estão professores. Estão os primos, mas também os pais, e até os avós.

Podemos dizer que essa rede social tornou-se um reflexo da sociedade, onde todos se encontram como comunidade, se relacionam, se divertem, se informam e também onde é possível vender e comprar.

Segmentação de público detalhada 

segmentação de público

Por conta do altíssimo volume de usuários, o potencial de segmentação é enorme. É possível segmentar o público por localização, idade, gênero, dados demográficos em geral, interesses e comportamento.

Portanto, conhecer seu público, inclusive ao nível de persona, é uma forma inteligente de tirar o melhor da plataforma e otimizar ao máximo tanto recursos financeiros quanto tempo na conquista do resultado desejado.

Objetivos bem específicos

objetivo de campanha no facebook ads

O Facebook Ads permite escolher um objetivo bem definido para a campanha. Os objetivos de campanha funcionam bem pois o algoritmo do Facebook conhece o comportamento de navegação de cada usuário, tem acesso aos dados pessoais e de interesses e computa qualquer mudança e qualquer nova experiência que o usuário resolve compartilhar com a sua rede.

É com base nessas informações que ele entrega os anúncios e publicações pagas às pessoas com maior potencial de executar a ação desejada.

Por isso é importante definir objetivos que correspondam às reais necessidades do negócio, a fim de que o resultado conquistado esteja dentro do previsto.

Baixo investimento

No Facebook Ads é possível investir de acordo com suas possibilidades. O valor mínimo de investimento por dia é de US$ 1. Nós investimos em reais no mínimo o valor correspondente a 1 dólar por dia.

Mas é preciso ter em mente que o valor investido deve ser proporcional ao retorno que se espera.

Cada objetivo disponível para as campanhas exige da audiência um nível de esforço. Nem todas as pessoas estão prontas para comprar na primeira visualização do anúncio ou no primeiro contato.

Neste caso, como o objetivo de venda demanda um maior “esforço”, é preciso que o anúncio seja exibido para um número muito maior de pessoas do que quando o objetivo é apenas de alcance ou reconhecimento de marca, que não demanda esforço algum da audiência.

Sendo assim, para estabelecer qual é o investimento necessário ou suficiente, deve-se levar em conta, entre outros parâmetros:

Conclusão

O Facebook Ads é um dos meios mais democráticos de anunciar sua marca, levar público para seu site, gerar leads, receber mensagens e realizar vendas.

Isso porque, além de proporcionar acesso a um alto número de pessoas, com grande potencial de segmentação de público e mediante definição de objetivo claro, o investimento exigido é relativamente baixo.

Anúncios online demandam uma verba muito inferior em relação aos anúncios offline (jornal, televisão, outdoor, panfletagem), sendo hoje totalmente possível para empreendedor e empresa de qualquer tamanho anunciar.

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