Régua de relacionamento: 6 maneiras de aplicar

Régua de relacionamento: 6 maneiras de aplicar

A régua de relacionamento é uma estratégia de marketing digital voltada a identificar a melhor forma de contatar e abordar o cliente, considerando a fase em que ele está no funil de vendas.

Trata-se de estudar as características dos clientes para promover ações de comunicação da sua empresa com o seu consumidor, que vão desde o cadastro, através de processos de geração de leads, até o pós-venda, buscando a retenção de clientes.

Mensagens da Régua de Relacionamento

As mensagens da régua de relacionamento podem ter vários objetivos. Só para dar uma ideia, citamos alguns:

  • Fazer sua marca estar sempre presente na vida do cliente;
  • Mostrar o que você tem a oferecer;
  • Enviar promoções e cupons de desconto;
  • Agradar seu cliente ao lembrar-se do aniversário dele;
  • Enviar informação de utilidade pública que tenha a ver com o seu produto/serviço;
  • Enviar mensagem de boas-vindas;
  • Recuperar um carrinho de compras abandonado no e-commerce;
  • Mostrar mais uma vez aquele produto que o cliente pesquisou mas não conseguiu tomar a decisão de compra.

Régua de relacionamento: muito além de mensagens educadinhas

régua de relacionamento

Então criar uma régua de relacionamento é só mandar lembretes e mensagens bonitas e educadas a todos os nossos clientes?

Não! Para construir uma régua de relacionamento, deve-se ter alguns cuidados, dos quais indicamos dois principais:

Segmentação

A primeira medida a ser tomada antes de contatar em massa seus cliente através da régua de relacionamento é prezar pela segmentação do seu público.

Ou seja, as estratégias de abordagem e a linguagem aplicada devem ser definidas de acordo com o perfil dos clientes de cada tipo de produto ou serviço que você ofereça e conforme a fase em que eles estão na jornada de compra – e isso inclui consumidores que ainda não compraram de você.

Honestidade

Cuide de passar sempre a informação verdadeira e clara ao seu cliente para não criar uma falsa expectativa.

Atrair clientes pelos motivos errados, induzindo-os ao erro na tomada de decisão, não gerará resultados concretos e duradouros.

Pelo contrário, pode gerar muita dor de cabeça para o seu negócio ao gerenciar as reclamações e devoluções de mercadoria ou reembolso.

A necessidade de criar uma régua de relacionamento

Será mesmo necessário construir uma régua de relacionamento? Parece trabalhoso… Em que isso pode favorecer sua empresa?

Atualmente, com o acesso facilitado a tecnologias, a régua de relacionamento é um recurso bastante possível aos pequenos negócios e às lojas virtuais.

Além disso é um processo de extrema importância no combate a deficiências como alta taxa de evasão de clientes da base ou baixa taxa de conversão de leads em clientes.

A seguir listamos algumas das vantagens que podem ser desfrutadas por quem põe em prática essa estratégia:

Melhora do engajamento

régua de relacionamento

O foco, ao interagir com o seu cliente, é acertar na dose do relacionamento, procurando estar presente, para que ele sempre se lembre da sua marca, sem ser inconveniente, o que poderia gerar um efeito de rejeição.

Contatos com mensagens carinhosas, como de felicitação pelo aniversário, descontos e promoções, bem como informações úteis ou interessantes podem promover uma interação positiva da sua marca com seu público.

Aumento de indicações

Um relacionamento amigável com seus clientes e público-alvo em geral pode lhe render boas indicações de quem já experimentou sua marca para quem ainda está em dúvida ou sequer a conhece.

Essa é possivelmente a melhor estratégia de marketing e a mais barata, por sinal! Há grandes vantagens em criar mensagens interessantes o suficiente para serem propagadas.

Aumento nas vendas

Manter o relacionamento com o cliente através de estratégias predefinidas de comunicação adequada num timing favorável influencia diretamente no aumento das vendas.

Como exemplo, imagine a situação de um e-commerce que percebe muito abandono de carrinho, sem entender o porquê. O cliente pode nunca mais voltar ao seu site.

Uma estratégia a ser usada nesse caso é enviar-lhe um e-mail, dentro de um prazo determinado, lembrando-o de concluir a compra.

Retenção e reversão

Esse conjunto de ações pretende mais que gerar aumento de vendas; tem uma função importantíssima na fidelização dos seus consumidores e na recuperação de clientes inativos.

Contatos agradáveis podem reacender ou alimentar o interesse em sua marca.

Agregação de valor

Estudar o perfil dos clientes a fim de realizar contatos com ele de forma personalizada favorece a comunicação da sua marca ao tornar a experiência do consumidor mais agradável.

Além disso, mensagens com algo a oferecer, aparentemente sem pedir nada em troca, podem gerar grandes resultados, promovendo uma relação de ganha-ganha entre você e o seu público.

Otimização de recursos

Outra vantagem da aplicação da régua de relacionamento é a otimização de esforços e dinheiro do seu marketing ao gerar resultados efetivos, pois de nada vale suas mensagens atingirem um público que não é o seu ou via mecanismos que seu público não acessa.

Dessa forma você não incomoda ninguém com mensagens que não são bem-vindas e realiza um direcionamento assertivo ao seu alvo.

Melhores maneiras de aplicar a régua de relacionamento

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Chegou a hora de darmos alguns exemplos de abordagem ao cliente que visam a aumentar o engajamento com seu público, além de agregar valor aos seus contatos, aumentar as vendas, fidelizar clientes e otimizar tempo e dinheiro.

1 – Cadastro

A captação de leads é o início de tudo, e a forma de se conseguir isso é através de um formulário de contato disponibilizado para o cliente em:

  • Formulários do Google Forms;
  • Landing pages de produtos, serviços ou eventos;
  • Formulários de assinatura de newsletters;
  • Disponibilização de teste grátis do serviço;
  • Ofertas de e-books grátis;
  • Compras.

Dê opções no formulário para que a pessoa clique caso deseje receber certas mensagens – e respeite essas escolhas para não incomodá-la.

Ela fica mais segura em disponibilizar seus dados quando sabe o que se pretende fazer com eles e está de acordo com isto.

2 – Mensagem de boas-vindas

Uma vez conquistado o lead, encaminhe-lhe uma mensagem de boas-vindas.

Para deixar o canal sempre amigável, esclareça ao cliente com que frequência ele receberá suas mensagens e dê-lhe a opção de cancelar o cadastro, se desejar.

Além disso, é interessante no primeiro contato:

  • Usar uma linguagem agradável e objetiva;
  • Oferecer algum benefício que instigue o cliente a abrir os próximos e-mails;
  • Criar um e-mail que seja responsivo, o que lhe permite ser lido em smartphones.

3 – Lembrete de produtos visitados e abandono de carrinho

Pode ser bastante útil para o seu e-commerce encaminhar ao cliente um e-mail lembrando-o de determinado produto que ele visitou em seu site, mas que ainda não comprou.

Essa estratégia leva o nome remarketing. Algumas formas possíveis de realizar essa abordagem são:

  • Uso de gatilhos mentais, como urgência ou escassez;
  • Envio de conteúdo que demonstre as vantagens do produto;
  • Oferta de desconto ou frete grátis.

4 – Envio de ofertas personalizadas

Um dos desejos básicos das pessoas é sentir-se especial, e você deve usar isso a seu favor na hora de cativar o seu cliente.

A personalização é uma excelente estratégia para fazer com que o seu lead não se sinta “mais um”. Ele vai se interessar mais pelo que você tem a oferecer ao ver que a sua oferta é exclusivamente direcionada a ele.

Faça isso por meio de segmentação e análise de histórico de visitação e compras.

5 – Pós-venda

É importante manter o relacionamento com o cliente mesmo após a compra, a fim de que o canal permaneça aberto. Algumas dicas de abordagem são:

  • Verificar se ele gostou da compra;
  • Colocar-se disponível para eventual troca ou devolução;
  • Solicitar depoimento em algum canal de opinião;
  • Enviar cupom de desconto para que ele realize nova compra.

6 – Interação com clientes inativos

Demonstre saudades do seu cliente e faça isso de forma personalizada, para que ele se sinta especial e único – o que é possível através do histórico de visitação e compra.

Além disso você pode lembrá-lo de uma compra realizada ao indicar-lhe produtos relacionados.

Conclusão

Manter um relacionamento por e-mail com o seu cliente ainda é muito válido – e não estamos falando de uma chuva de spams, para o qual não há mais espaço.

Trata-se de engajamento, uma ação que demonstra ao seu público que você está disponível e se interessa pelas necessidades dele, o que vem a refletir diretamente nos maiores desafios das empresas: aumento das vendas, retenção de clientes e recuperação dos inativos.

A construção da régua de relacionamento exige análise do público para que as estratégias sejam criadas de forma personalizada e que o tom certo das mensagens seja identificado.

Além disso é importante que haja uma padronização das suas mensagens para criar uma identidade da sua empresa que seja imediatamente reconhecida pelo cliente.

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