Leads qualificados são aqueles contatos que se interessam de fato pelo que você oferece e que, portanto, têm maior chance de ser convertidos em clientes.
Para relembrarmos o termo, leads são contatos de pessoas que podem ter interesse no seu produto ou serviço.
A geração de leads consiste geralmente em oferecer algum benefício em troca de cadastro, como assinatura de newsletters e oferta de brindes online.
No entanto, ao conquistar uma gama de leads, você perceberá que nem todos os usuários das suas ofertas ou frequentadores dos seus canais vão comprar o que você vende, ou seja, nem todos são leads qualificados.
O funil de vendas
Conhece o conceito de funil de vendas? Primeiramente, visualize um funil.
O funil de vendas é o processo que simboliza as etapas que o potencial cliente percorre até a efetivação da compra.
O topo do funil é por onde passa um alto volume de visitantes, o que pode proporcionar-lhe visibilidade da marca, porém baixa conversão em clientes.
Conforme o funil vai se estreitando, os leads qualificados vão se destacando (o que já é possível estabelecer na fase do meio do funil) até que cheguem ao fundo do funil, numa quantidade bem menor, composta por pessoas interessadas e com potencial de compra.
Atraindo leads qualificados
Como é possível perceber, o funil de vendas é um processo baseado em etapas eliminatórias, mas será que existem meios de otimizá-lo e fazer com que entre pelo funil um maior número de leads qualificados?
A seguir estão alguns passos a serem dados na atração de leads qualificados:
1 – Definições determinantes para atração de leads qualificados
É importante ter delineados os aspectos que devem ser levados em consideração ao criar campanhas para geração de leads, a fim de atrair contatos que podem ser classificados como leads qualificados.
Vamos citar três aspectos importantes:
- A necessidade do lead é satisfeita pela solução que você provê.
- O lead gerado tem condições de pagar o seu preço.
- Em caso de negócios locais, sua localização geográfica abrange a localização do lead.
Essas definições devem ser feitas tanto na criação do conteúdo disponibilizado aos visitantes, quanto ao segmentar seu público nas suas campanhas de anúncios, seja no Google ou nas redes sociais, a fim de reduzir a atração de leads desqualificados (aqueles que não querem e/ou não podem comprar o que você oferece).
2 – Criação de personas
Personas são personagens que representam o comprador ideal, aquele que tem interesse, necessidade e poder de compra do seu produto.
Diferentemente de público-alvo, que corresponde a uma parcela da população que pode se interessar pela sua marca, a persona é a pessoa que compra.
Você pode ter diversas personas, com diferenças de idade, gênero e histórias de vida, mas que se satisfazem com aquilo que você oferece e podem pagar por isso.
O propósito de ir tão a fundo na criação das personas é elaborar conteúdo direcionado ao seu lead qualificado, otimizando recursos com estratégias de marketing.
3 – Seleção de leads
É possível gerar leads qualificados logo na coleta de cadastro, ao selecionar o tipo de material que você vai oferecer aos seus visitantes, adequando-o à persona que você criou, ou seja, à representação do cliente ideal para o seu produto ou serviço.
Isso significa que, ao saber quem é o seu consumidor, você pode criar conteúdo direcionado a ele, o que poderá filtrar melhor seus leads, evitando o público que não tem real interesse em comprar o que você oferece.
Integração entre Marketing e Vendas
É tarefa do departamento de Marketing promover a geração e a qualificação de leads, mediante segmentação do público-alvo e criação de conteúdo direcionado às personas definidas com base em análise do consumidor ideal.
Ao passar a lista de leads qualificados ao departamento comercial, os vendedores terão acesso direto a esses contatos e poderão verificar fragilidades no método usado, portanto devendo dar um feedback para o aparo das arestas.
O departamento de Vendas vai observar se o lead é mesmo qualificado, qual é o tipo de lead que realmente converte e outros detalhes que o Marketing não conseguiu obter.
Essa comunicação é indispensável para o estabelecimento de estratégias de marketing focadas em resultados e redução de desperdícios.