Leads qualificados são aqueles contatos que se interessam de fato pelo que você oferece e que, portanto, têm maior chance de ser convertidos em clientes.

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Para relembrarmos o termo, leads são contatos de pessoas que podem ter interesse no seu produto ou serviço.

A geração de leads consiste geralmente em oferecer algum benefício em troca de cadastro, como assinatura de newsletters e oferta de brindes online.

No entanto, ao conquistar uma gama de leads, você perceberá que nem todos os usuários das suas ofertas ou frequentadores dos seus canais vão comprar o que você vende, ou seja, nem todos são leads qualificados.

O funil de vendas

Conhece o conceito de funil de vendas? Primeiramente, visualize um funil.

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O funil de vendas é o processo que simboliza as etapas que o potencial cliente percorre até a efetivação da compra.

O topo do funil é por onde passa um alto volume de visitantes, o que pode proporcionar-lhe visibilidade da marca, porém baixa conversão em clientes.

Conforme o funil vai se estreitando, os leads qualificados vão se destacando (o que já é possível estabelecer na fase do meio do funil) até que cheguem ao fundo do funil, numa quantidade bem menor, composta por pessoas interessadas e com potencial de compra.

Atraindo leads qualificados

Como é possível perceber, o funil de vendas é um processo baseado em etapas eliminatórias, mas será que existem meios de otimizá-lo e fazer com que entre pelo funil um maior número de leads qualificados?

A seguir estão alguns passos a serem dados na atração de leads qualificados:

1 – Definições determinantes para atração de leads qualificados

geração de leads

É importante ter delineados os aspectos que devem ser levados em consideração ao criar campanhas para geração de leads, a fim de atrair contatos que podem ser classificados como leads qualificados.

Vamos citar três aspectos importantes:

Essas definições devem ser feitas tanto na criação do conteúdo disponibilizado aos visitantes, quanto ao segmentar seu público nas suas campanhas de anúncios, seja no Google ou nas redes sociais, a fim de reduzir a atração de leads desqualificados (aqueles que não querem e/ou não podem comprar o que você oferece).

2 – Criação de personas

Personas são personagens que representam o comprador ideal, aquele que tem interesse, necessidade e poder de compra do seu produto.

Diferentemente de público-alvo, que corresponde a uma parcela da população que pode se interessar pela sua marca, a persona é a pessoa que compra.

Você pode ter diversas personas, com diferenças de idade, gênero e histórias de vida, mas que se satisfazem com aquilo que você oferece e podem pagar por isso.

O propósito de ir tão a fundo na criação das personas é elaborar conteúdo direcionado ao seu lead qualificado, otimizando recursos com estratégias de marketing.

3 – Seleção de leads

É possível gerar leads qualificados logo na coleta de cadastro, ao selecionar o tipo de material que você vai oferecer aos seus visitantes, adequando-o à persona que você criou, ou seja, à representação do cliente ideal para o seu produto ou serviço.

Isso significa que, ao saber quem é o seu consumidor, você pode criar conteúdo direcionado a ele, o que poderá filtrar melhor seus leads, evitando o público que não tem real interesse em comprar o que você oferece.

Integração entre Marketing e Vendas

leads qualificados

É tarefa do departamento de Marketing promover a geração e a qualificação de leads, mediante segmentação do público-alvo e criação de conteúdo direcionado às personas definidas com base em análise do consumidor ideal.

Ao passar a lista de leads qualificados ao departamento comercial, os vendedores terão acesso direto a esses contatos e poderão verificar fragilidades no método usado, portanto devendo dar um feedback para o aparo das arestas.

O departamento de Vendas vai observar se o lead é mesmo qualificado, qual é o tipo de lead que realmente converte e outros detalhes que o Marketing não conseguiu obter.

Essa comunicação é indispensável para o estabelecimento de estratégias de marketing focadas em resultados e redução de desperdícios.

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