Landing page, termo do inglês que pode ser traduzido como página de aterrissagem, é a página que se torna porta de entrada para o seu site (não precisa ser necessariamente a home).
De forma geral é qualquer página do site que um usuário acesse mediante uma busca no Google, portanto pode ser uma postagem do seu blog ou a página de um produto do seu e-commerce, por exemplo.
No marketing digital, quando falamos em criar uma landing page, não nos referimos a páginas do seu site que são acessadas de forma não intencional, mas a uma página desenvolvida diretamente com o intuito de atingir um objetivo: conversão.
Por isso, o termo landing page também pode ser traduzido como página de conversão.
O que é conversão?
Conversão é um termo usado no marketing digital para o ato de fazer com que o visitante do seu site execute a ação que você deseja.
Por exemplo, seu objetivo pode ser a venda em si, mas pode ser também a geração de leads.
De forma geral as landing pages têm o objetivo primeiro de gerar leads. A landing page consiste em uma página, vinculada ao seu site ou não, que disponibiliza um formulário de cadastro para que pessoas interessadas no que você oferece o preencham com seus dados de contato.
Pode ser um formulário para receber mais informações sobre determinado produto ou serviço ou para receber no e-mail uma recompensa, como um e-book gratuito sobre um assunto que interesse o usuário e que tenha a ver com a expertise do seu negócio.
O que compõe uma landing page?
Os itens básicos que compõem uma landing page são:
- Título
- Imagem
- Descrição
- Formulário de contato
Como fazer sua landing page converter?
1 – Título
O título da landing page deve informar, de maneira clara, simples e direta, do que se trata a página. Além disso precisa ser interessante o suficiente para que o usuário tenha disposição de ler o restante das informações.
O ideal é que descreva aquilo que está sendo ofertado. Por exemplo: o título pode ser uma pergunta cuja resposta você vai dar aos usuários que preencherem o formulário.
2 – Cores
Entenda um pouco da psicologia das cores para usá-las de acordo com seus objetivos.
Por exemplo, se você quer conquistar a confiança do usuário, explore a cor azul. Mas onde você deseja que ele execute uma ação – tal como pressionar um botão para download ou envio de cadastro –, use a cor vermelha.
Também crie contrastes para facilitar a leitura e o entendimento da página.
3 – Imagem
Sua landing page deve conter uma imagem que corresponda ao que está sendo ofertado.
Evite usar imagens muito batidas, pois podem criar desinteresse no usuário.
Para não ficar tão dependente de bancos de imagens, você pode personalizar suas artes usando o Canva.
4 – Descrição
Nesta etapa você deve vender a sua ideia.
Para manter a atenção do usuário, crie tópicos com sentenças curtas e de fácil compreensão, aplique negritos nos termos de maior importância e enfatize os benefícios daquilo que está oferecendo.
5 – Depoimentos
A opinião de outras pessoas conta muito na tomada de decisão.
Quando você tem testemunhos de que seu serviço já foi testado e aprovado, fica mais fácil conquistar novos cadastros.
6 – Foco
Não disponibilize links na landing page que levem o usuário para fora dela.
Você deseja o cadastro dessas pessoas, logo não é interessante que elas saiam da página sem deixar seu contato. Evite distrações.
7 – Conforto
O formulário da landing page é o que realmente promoverá a conversão. Peça somente as informações de que você realmente necessita.
Criar desconforto ou gerar dificuldades para os usuários pode fazê-los desistir do cadastro.
8 – Abordagem
Teste sua abordagem usando dois tipos de landing page. Você pode criar uma landing page que vá mais direto ao ponto e outra mais divertidinha e simpática, por exemplo, e veja qual delas converte mais.
9 – Vídeo
Lance mão do poder que os vídeos têm de criar engajamento e considere inserir um na sua landing page.
Pode ser um vídeo institucional que apresente a sua empresa, ou que demonstre seu produto, ou ainda contendo o depoimento de um cliente que se beneficiou com seu serviço.
10 – Tráfego Pago
Após tomados todos os cuidados relatados nas dicas anteriores, a landing page está pronta para ir ao ar. Porém, para que ela seja localizada pelo seu público, é preciso dar um empurrãozinho chamado tráfego pago. É que, com tantas páginas publicadas na internet, o acesso orgânico à sua landing page fica prejudicado.
A forma mais eficaz de criar tráfego online é anunciar no Google ou nas redes sociais, como Facebook e Instagram. Dessa forma é possível inclusive estabelecer o público que você deseja levar para a sua página, através de palavras-chave, localização e interesse, entre outras segmentações.
Conclusão
Sua landing page deve ser bem objetiva, capaz de deixar claro o que você quer, sem perda de tempo.
Com a vida agitada de hoje, a atenção das pessoas está muito curta, então evite abordagens longas e detalhadas.
Crie um título atrativo e uma descrição objetiva, insira uma imagem que reflita aquilo que está sendo oferecido, elabore um formulário rápido e eficaz e adicione um botão que peça claramente a ação que deseja que o usuário execute.