WhatsApp Business: como usar no seu negócio?

WhatsApp Business: como usar no seu negócio?

O WhatsApp Business é um dos recursos do Facebook para empresas criado pensando no pequeno empresário. Trata-se de uma ferramenta do WhatsApp que proporciona um atendimento profissional das mensagens recebidas pelo público do seu negócio.

Essa ferramenta permite que o empreendedor interaja com seus clientes de maneira organizada, com o recurso de, mediante configuração, responder mensagens recebidas de forma rápida ou automática.

Como instalar o WhatsApp Business?

Para instalar o WhatsApp Business, acesse a Play Store ou App Store do seu smartphone, busque pelo WhatsApp Business e instale o aplicativo.

Para começar a usar, você precisa primeiramente criar um perfil comercial no WhatsApp Business. Nesse perfil devem constar informações úteis aos seus clientes, como o ramo de serviço da empresa, o endereço, o e-mail e o site.

Você também consegue inserir no seu perfil o horário de funcionamento e um mapa do seu endereço físico.

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Facilidades do WhatsApp Business

Criar um SAC pelo WhatsApp Business vai proporcionar ao seu negócio um meio de contato com seu público do jeitinho que os usuários estão querendo ultimamente: prático e “na mão”.

No entanto, para que você não vire um escravo desse mecanismo, a ferramenta disponibiliza a configuração de mensagens automáticas e respostas rápidas.

Para esse tipo de configuração, no aplicativo do WhatsApp Business, acesse Configurações, depois vá em Configurações da empresa e então escolha a ferramenta de mensagem desejada:

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Além disso, você pode tornar seu aplicativo um banco de dados dos seus atendimentos, através do recurso Etiqueta. Você encontra essa ferramenta acessando o botão do menu da tela do Whatsapp Business.

Conheça melhor, a seguir, cada uma dessas facilidades:

Mensagens automáticas

O recurso de mensagens automáticas possibilita ao empreendedor impor um limite sem ficar em falta com a sua clientela.

Você pode definir uma mensagem de ausência para os momentos em que não estiver disponível para responder. É uma forma de garantir mais liberdade ao empreendedor, sem quebrar a relação com o cliente, que, diante da resposta, saberá que é só aguardar o retorno.

Outro uso para a mensagem automática é a mensagem de saudação. Com ela você pode recepcionar seu cliente quando ele enviar uma mensagem à sua empresa, cumprimentando-o e, se desejar, apresentando o seu negócio.

Respostas rápidas

As respostas rápidas permitem que você esteja preparado para dar atenção especial ao cliente mesmo quando estiver sem tempo.

Você programa atalhos que, ao serem digitados no campo de mensagem, encaminham mensagens mais bem elaboradas ao cliente.

Para programar, acesse Configurações, escolha a opção Configurações da empresa e então clique em Resposta rápida. Para adicionar um novo atalho de respostas rápidas, clique no botão +.

Para adicionar as respostas rápidas na sua conversa, digite no campo de mensagem o símbolo da barra (/). Vai aparecer uma lista contendo os atalhos programados. Selecione o desejado.

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Você também pode reutilizar mensagens encaminhadas para serem adicionadas às respostas rápidas. Assim você consegue responder fácil e rapidamente a perguntas que são feitas com muita frequência – e de maneira padronizada.

Para adicionar uma mensagem encaminhada às respostas rápidas, selecione a mensagem, clique no botão do menu da tela do WhatsApp Business e escolha a opção Adicionar respostas rápidas.

Etiquetas

A fim de manter a organização dos seus atendimentos, você pode usar o WhatsApp Business como um banco de dados das suas conversas, criando um histórico para ser pesquisado e encontrado sempre que necessário.

Isso é feito com o recurso Etiquetas. Você adiciona as etiquetas através do botão +, nomeando-as conforme os assuntos geralmente tratados em seus atendimentos.

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Para etiquetar seus atendimentos, basta tocar sobre a conversa e adicionar a etiqueta correspondente ao assunto tratado.

Conclusão

O WhatsApp tornou-se o meio de comunicação mais usado no mundo. Suas funções de envio de mensagens, com possibilidade de encaminhar não somente texto mas áudio, vídeo e links, e até de realizar chamadas, ocuparam facilmente o lugar das ligações e do envio de torpedos.

E é claro que o uso desse aplicativo se estenderia ao âmbito empresarial. Muitos empreendedores descobriram que a comunicação com seu nicho de mercado funciona melhor pelo WhatsApp Business.

Geralmente esses empreendedores são pessoas que lançaram seu negócio em sites, no Facebook ou no Instagram e acabaram por perceber que seu público fica mais à vontade para tirar dúvidas e finalizar vendas pelo WhatsApp.

Os recursos apresentados são os principais para prestar um atendimento profissional ao cliente usando o WhatsApp Business.

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