Como postar vídeos no Instagram e aumentar o engajamento

Como postar vídeos no Instagram e aumentar o engajamento

Postar seus vídeos no Instagram é uma maneira bastante eficaz de engajar os seus seguidores. Esse fato é confirmado pela pesquisa da Mention com a Hubspot (2020), que aponta que postagens em vídeo têm 38% mais engajamento que as que usam imagens.

vídeos no Instagram

Ou seja, para aumentar o engajamento, dê a cara a bater! Afinal, pessoas amam ver pessoas, e se não está dando resultados postar seu conteúdo sem se mostrar, esta pode ser uma boa dica para você tentar.

Você deve levar esse conselho em consideração principalmente se a sua marca for você. Profissionais liberais em geral, consultores, mentores, chefs, artistas, ou mesmo quando você é famoso pela área de atuação da sua empresa, vão ter melhores resultados de engajamento mostrando seus rostinhos nas redes sociais.

Há vários motivos para muitos profissionais e negócios não terem aderido aos vídeos ainda, desde preocupação com a privacidade, timidez, medo da rejeição, falta de tempo, a espera pelo momento perfeito, achar que não funciona ou até por não ter tido essa ideia ainda.

Se você ainda não posta seus vídeos no Instagram, que não seja por falta de informação quanto à melhor maneira de gravá-los e prepará-los!

Não temos a pretensão de dar dicas fenomenais a respeito, não! Este post é para quem realmente tem dúvidas quanto ao que é preciso.

Os vídeos no Instagram podem ser feitos direto no seu celular. Você pode postar vídeos nos stories, no feed e no IGTV.

Posicionamento dos vídeos no Instagram

Nos stories

videos no Instagram

Os vídeos para stories devem ser feitos com o celular na posição vertical. Isso porque é essa a posição usual em que as pessoas seguram o aparelho.

O tempo de duração de cada stories é de no mínimo 3 e no máximo 15 segundos. Então, se você postar um vídeo ao vivo que passe desse tempo, ele ficará picotado a cada 15 segundos. Esses picotes acabam ocorrendo no meio de palavras ou da frase, mas as pessoas não parecem se importar com isso.

Você também pode postar um vídeo pré-gravado com mais de 15 segundos, porém com duração máxima de 1 minuto. O tempo excedente do vídeo, se houver, não será publicado nos stories.

Para postar nos stories os vídeos longos pré-gravados, idealmente você deve editá-los e cortá-los no tempo que achar melhor, respeitando o limite de 15 segundos para cada parte.

Hoje existem vários aplicativos onde você pode fazer essa edição. Você deve buscar na loja de aplicativos do seu celular por “stories split” e escolher o que melhor lhe convier. Um bom aplicativo é aquele que você consegue manejar de forma intuitiva.

No feed

videos no Instagram

Para postar seus vídeos no feed do Instagram, a melhor posição para gravar é a horizontal – pois assim fica mais próximo do formato exigido pela plataforma.

A duração mínima de cada vídeo é de 3 segundos e a máxima, de 1 minuto. Você pode fazer um carrossel com vários vídeos, ou mesmo vídeos intercalados com imagens. O carrossel comporta o máximo de 10 mídias na mesma postagem.

Se você postar um vídeo mais longo que 1 minuto, o Instagram vai te dar duas opções:

  1. Compartilhar apenas o primeiro minuto do vídeo.
  2. Compartilhar o vídeo completo no IGVT, sendo que o primeiro minuto fica postado no feed como uma prévia. Dessa forma, quem visualizar o primeiro minuto será convidado a ser direcionado ao IGTV para continuar a visualização.

O tamanho máximo do vídeo longo deve ser de 10 minutos.

No IGTV

videos no Instagram

O IGTV, ou Instagram TV, é uma plataforma integrada ao Instagram voltada para vídeos. Existe o aplicativo separado, mas mesmo quem não o instalou no celular pode acessá-lo normalmente no Insta. É mais um recurso de divulgação, que o possibilita ter um canal de TV na rede social.

O formato de vídeo que o IGTV comporta é na proporção de 16:9, ou seja, o mesmo formato para stories, gravado com o celular na posição vertical. Porém, se você deseja que o vídeo tenha uma prévia no feed do Instagram, ele poderá ficar cortado em cima e embaixo, o que pode não ser legal.

O melhor a fazer nesse caso é gravar o vídeo com o celular na horizontal, o que cria a possibilidade de inserir um título e, até mesmo, legenda, sem sobrepor o vídeo.

A edição de vídeos para o IGTV pode ser feita em diversos aplicativos. Usamos muito o inShot, que dispõe de diversos recursos, tais como inserir texto, stickers, gifs, logo, música, bem como cortar, duplicar, etc. Ele tem versão gratuita e paga (mas com a gratuita já é possível realizar o necessário).

Garantindo o engajamento dos vídeos no Instagram

vídeos no Instagram

Fazer vídeos está cada vez mais simples e fácil, mas demanda um certo trabalho, energia, disciplina e capricho. Para que todo esse esforço valha a pena, é importante atentar para duas questões que vão contribuir para o sucesso dos seus vídeos no Instagram, a fim de conquistar engajamento da sua audiência. São elas: abordagem e assunto.

Abordagem

Além da parte prática de se gravar um vídeo, é interessante ter em mente que algumas abordagens podem promover um engajamento maior do que outras.

Muitos vídeos têm conteúdo de qualidade, porém não engajam, pois a abordagem feita é incompatível com o comportamento da audiência nas redes sociais.

Sendo assim, seguem alguns toques:

  • Vídeos com legenda ou de fácil compreensão mesmo sem áudio ativado

Muitos usuários não ativam o som ao acessar as redes sociais, então, se o seu vídeo permitir o entendimento mesmo no mudo ou se ele tiver legenda, terá mais chances de ser visto até o fim, e não ser ignorado.

  • Vídeos curtos e objetivos

O dinamismo das redes sociais faz com que a grandíssima maioria da audiência disperse a atenção de conteúdos muito longos. Estudos mostram que o tempo de duração ideal para vídeos postados no feed do Instagram seja em torno de 30 a 45 segundos, no máximo. Além disso é interessante mostrar a que o vídeo diz respeito logo nos primeiros 3 segundos. Pode ser o título, o logo ou algo que impacte o público-alvo.

Assunto

videos no Instagram

Em se tratando da dificuldade comum que as pessoas têm de criar um conteúdo envolvente, alguns assuntos que surtem bons efeitos em vídeos no Instagram costumam ser:

  • Dicas de como fazer algo na prática.
  • Bastidores (do escritório, da produção do seu produto, de uma viagem).
  • Compartilhar algo sobre você, sua jornada, como chegou lá, “suas dores e seus amores”.

Conclusão

Suas motivações para gravar seus próprios vídeos no Instagram podem ser infinitas. Razões não faltam. É claro que é uma questão de estilo, e se sua estratégia que não inclui vídeos estiver funcionando, fica sussa. A melhor tática é aquela que dá resultado.

Mas é incrível o poder que um vídeo com a sua cara tem sobre a sua audiência. Então, considere com carinho essa ideia e, quando estiver mais tranquilo com ela, arrisque-se.

O lance é exatamente este: experimentar, testar. E não pode desistir rápido, não! Precisa acostumar seu público com o fato de que agora você também posta vídeos.

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *