A geração de leads exige ações de marketing digital que garantam um volume de cadastros suficiente para convertê-los em clientes reais.
Os leads são contatos de pessoas ou empresas que podem ter interesse no seu produto ou serviço. Geralmente a melhor forma de geração de leads se dá pela oferta de uma recompensa.
No marketing digital, essa oferta ocorre de forma online, através de uma landing page onde constará a descrição da recompensa e uma apresentação da empresa (ou do profissional) e do serviço ou produto, além de um formulário para que a pessoa interessada preencha com seus dados de contato.
Mas como fazer para que sua landing page seja encontrada pelo seu público para a geração de leads? A resposta é a criação de estratégias para geração de tráfego para a landing page.
Chamamos de tráfego a movimentação de usuários de internet entre páginas online. Quanto mais pessoas acessarem sua página, maior possibilidade de concretização do seu objetivo, seja simplesmente número de acessos, captação de leads ou venda.
Aumento do tráfego para geração de leads
Em caso de pequenas empresas, novos negócios, empreendedores individuais e autônomos, a primeira coisa a se ter em mente é que seu público pode não saber que sua página existe. Consequentemente o público não sabe que você tem uma oferta.
Isso acontece principalmente devido ao grande número de páginas publicadas diariamente.
Para conseguir tráfego suficiente para converter no número necessário de cadastros que resultem em vendas, é preciso realizar uma ação que leve um número considerável de usuários à sua página.
A forma mais eficaz de criar tráfego online é anunciar no Google. O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google, onde é possível estabelecer exatamente o público que você deseja levar para o seu site, através de palavras-chave, localização e interesse, entre outras segmentações.
É importante definir bem o público para evitar desperdício de recursos e esforços atraindo leads não qualificados a se tornarem clientes de fato.
Existem várias estratégias de Google Ads para que sua página seja localizada, seja através de anúncios que aparecem para quem tem procurado pelo que você oferece ou como resultado direto de buscas na internet.
Geração de leads através das redes sociais
Você também pode gerar leads usando as redes sociais através de uma postagem na sua página ou perfil que descreva a oferta da recompensa.
Idealmente, nessa publicação deve haver um link que direcione a pessoa interessada à sua landing page.
Para que se consiga um número razoável de cadastros, o alcance do seu perfil ou página na rede social deve ser alto, o que organicamente nem sempre é possível. Sendo assim, você será mais bem sucedido se patrocinar esse post.
O Facebook Ads é a plataforma de anúncios do Facebook e do Instagram. Através dela é possível segmentar seu público por localização, gênero, idade, interesses, comportamentos e dados demográficos.
Também é possível escolher o posicionamento do anúncio (a posição e a plataforma em que ele deve aparecer aos usuários) bem como melhores dias e horários. Tudo isso para garantir que o lead captado seja um lead qualificado a se tornar cliente real.
Outra vantagem do Facebook Ads é que você não precisa necessariamente ter uma landing page. Ao anunciar com o objetivo específico de geração de cadastros, o Facebook disponibiliza meios de criar um formulário de contato, diretamente a partir do anúncio.
A seguir, observe um exemplo de anúncio de geração de cadastro veiculado no Instagram:
Geração de leads qualificados
Precisamos de cautela e foco para criar uma ação com economia de recursos e esforços na geração de leads que sejam realmente propícios a serem convertidos em clientes reais.
Nem todo lead é um lead qualificado. Ou seja, não é porque a pessoa preencheu o cadastro de contatos que ela tem real interesse em comprar ou simplesmente condições de comprar.
O lead qualificado é o lead que interessa. É aquele que pode ser convertido em real comprador.
Um lead não qualificado é aquele que não atende ao perfil da sua marca ou não está disposto a pagar o preço que você considera que seu produto vale.
A definição de personas com certeza vai ajudar a melhorar o processo a fim de gerar leads mais qualificados.
Persona
No marketing, personas são personagens que representam o comprador ideal, aquele que tem interesse, necessidade e poder de compra do seu produto.
Diferentemente de público-alvo, que se trata de uma parcela da população que pode se interessar pela sua marca, a persona é a pessoa que compra.
Você pode criar diversas personas, com diferenças de idade, gênero e histórias de vida, mas que se satisfazem com aquilo que você oferece e podem pagar por isso.
O propósito de ir tão a fundo na criação das personas é elaborar conteúdo direcionado ao seu lead qualificado, otimizando recursos com estratégias de marketing.