O site é o endereço do seu negócio na internet. Isso significa que ter um site viabiliza a localização da sua marca pelo seu potencial cliente quando ele busca na internet o produto ou serviço que você oferece.
Além disso, um site confere maior credibilidade para o seu negócio e pode propiciar a geração de leads através de uma página de contato com formulário.
Outra enorme vantagem de ter um site é a possibilidade de receber clientes até quando estiver dormindo. Isso porque o site fica on 24 horas por dia, 7 dias na semana!
Agora, o que todo empreendedor que quer se destacar na internet deseja saber é: o que um site precisa ter para ser um sucesso? É sobre isso que vamos falar neste artigo.
Quando é hora de ter um site?
A primeira coisa que as pessoas fazem quando pensam em determinado produto ou serviço é buscá-lo na internet. Elas querem saber se o que elas buscam pode ser encontrado perto delas, se tem entrega, quais são os prazos, os preços e o que as outras pessoas estão falando a respeito por aí.
A internet é a vitrine do mundo, só que melhorada, pois com meros cliques é possível saber praticamente tudo antes de comprar.
Dessa forma, você que montou um negócio bem legal, já tem um nome para ele e quer lançá-lo para seu público-alvo – ou mesmo você que é profissional liberal, que tem uma expertise e deseja aumentar seu rol de clientes – deve considerar a criação de um site agora.
E, para que seu site seja bem bacana e eficiente para conquistar tráfego, é recomendado seguir alguns passos na hora de planejar como ele deve ser estruturado.
13 passos para o sucesso do seu site
Estes 13 passos que vamos apresentar servem para guiar você numa análise do seu negócio, a fim de fazer as melhores escolhas na hora de contratar o serviço de criação de site. Acompanhe cada um na sequência e considere-os como um todo para garantir seu sucesso online.
1. Público-alvo
O primeiro passo a ser dado na criação de um site de sucesso é definir o seu público-alvo. Ter um objetivo a ser atingido é primordial.
As demais etapas do projeto serão determinadas a partir dessa decisão.
2. Tipo de site
A depender do seu objetivo de negócio, você pode ter:
- Um site do tipo e-commerce, ou seja, uma loja virtual – você pretende vender pelo site? O seu público-alvo compra online?
- Ou um site institucional, onde você descreve sua empresa, seu serviço ou produto.
3. Simplicidade
Sabe quando menos é mais? Então! A simplicidade vai ajudar o seu cliente a entender melhor o seu site e ter uma experiência nele que produza resultados mais satisfatórios aos objetivos do seu negócio.
Portanto evite páginas cheias de movimentos e complexidades que possam distrair o seu cliente daquilo que realmente importa: o seu produto/serviço.
4. Objetividade
Deixe claro o que a empresa faz logo no topo da página principal.
É bom que o cliente consiga ter a exata noção do que você vende para aumentar a chance de fechar negócio. Afinal, não queremos que o cliente desista do site antes mesmo de rolar a página.
5. Menu
Crie um menu que seja visível logo no topo da página principal.
Nele devem constar as informações que os clientes costumam procurar, por exemplo: “Quem somos”, “Nossos serviços”, “Contato”, etc.
6. Contato
Como o que queremos com um site é justamente que o nosso cliente saiba o que fazemos e onde estamos, a página para contato deve estar sempre visível.
Queremos ser facilmente localizados pelo cliente, então devemos disponibilizar telefone, endereço e e-mail. É interessante também que haja um formulário de contato para que o cliente possa falar com a empresa.
O formulário de contato do site é um meio eficaz de captar leads.
7. Botão da home
A home é a página mais importante do site, onde estão as informações básicas e para onde o cliente sempre vai querer voltar em sua pesquisa.
É importante que tenha um link de fácil acesso a ela.
8. Uso de imagens
Além de deixar o site mais bonito, as imagens ajudam a ilustrar o que cada seção significa. Portanto é interessante que elas tenham alguma relação com o tema do seu negócio.
Em caso de e-commerce, é importante o uso de fotos reais e com qualidade. Essas fotos são essenciais na decisão de compra e devem dar a impressão de que o cliente está vendo os produtos fisicamente. Se possível, proporcione uma visão de 360° para tornar a imagem mais próxima do real.
9. Conteúdo
O site deve conter textos descritivos do assunto abordado. É importante dar ao cliente uma explicação do que se refere o produto/serviço e quem é a empresa ou o profissional. Essas informações são básicas.
É possível que tenha mais informações, até mesmo um blog com conteúdo de qualidade, que pode contribuir bastante com o aumento do tráfego para o site.
Em caso de e-commerce, invista no texto descritivo dos produtos para que o cliente entenda bem do que se tratam e não tenha que perguntar (ou acabe desistindo da compra). Se os produtos tiverem descrições técnicas, adapte o texto tornando-o mais atraente ao cliente.
10. SEO
SEO é uma ferramenta de marketing digital usada para que o site ocupe, organicamente, uma melhor posição nos resultados de busca no Google (ou outros navegadores).
Algumas estratégias para esse fim são:
- Uso de URLs amigáveis, como www.site.com.br/produtos/casa-de-madeira, em vez de www.site.com.br/produtos/1234567);
- Escaneabilidade do site (esse método permite uma leitura dinâmica, deixando o texto com espaçamentos entre linhas que facilitem a localização dos assuntos abordados, com o uso de títulos, subtítulos e listas, por exemplo);
- Uso de meta description (é a descrição que aparece logo abaixo do título da página nos resultados de busca).
11. Integração com redes sociais
Para aumentar o alcance da sua marca é interessante adicionar em pontos estratégicos do seu site – seja institucional ou e-commerce – os ícones das páginas da sua empresa nas redes sociais com links que direcionem o visitante para elas.
Essa é uma excelente oportunidade para que, mesmo que a pessoa não adquira nada nessa visita ao site, ela acompanhe sua empresa e venha a se interessar por seus serviços/produtos mais pra frente.
12. Botão do WhatsApp
Uma forma de facilitar o contato do cliente com sua empresa tão logo ele esteja visitando seu site é através da configuração do botão do WhatsApp. Esse botão fica visível e acessível em todas as páginas do site.
Ao clicar no botão, o aplicativo do WhatsApp abre para o cliente, e ele já pode começar a conversar com sua empresa, sem precisar digitar nenhum número, nem salvar o contato na agenda. Muito simples, ao alcance dos dedos.
13. Responsividade
Segundo o IBGE (2018), mais de 90% das pessoas que acessaram a internet em 2016 o fizeram pelo celular. O motivo é que, além de ser mais rápido, é mais fácil, pois não exige uma rede de transmissão de dados – o acesso pode ser feito até mesmo por redes sem fio públicas ou gratuitas.
Por isso as empresas devem se adequar a essa exigência e tornar seus sites compatíveis com esse tipo de dispositivo. Isso se chama responsividade. Um site responsivo é aquele que se molda ao tamanho de tela do dispositivo pelo qual está sendo acessado.
De todos os itens desta lista este é provavelmente o mais importante a se levar em consideração ao criar um site. Confira as vantagens mais relevantes de ter um site responsivo:
- Possibilita – e faz aumentar – o número de vendas;
- Contribui para o SEO, melhorando o ranqueamento do seu site nas buscas;
- Diminui a taxa de rejeição do site – algo que costuma acontecer quando o cliente acessa e não tem uma boa experiência devido à má disposição do conteúdo na tela.
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