O Facebook para empresas é uma gama de ferramentas do Facebook direcionada a ajudar empreendedores e empresas a aumentar a visibilidade da sua marca e, consequentemente, vender mais.

Facebook para empresas

Os principais recursos que o Facebook para empresas oferece são:

A seguir vamos introduzir brevemente a história do Facebook e seus propósitos e, na sequência, serão apresentados cada um desses recursos que acabamos de listar.

Introdução ao Facebook

A história do Facebook começou no ano de 2004 em Harvard, uma das universidades americanas mais bem conceituadas. Quem assistiu ao filme A rede social (2010) pôde conferir como Mark Zuckerberg conseguiu essa proeza.

Facebook para empresas

O Facebook nada mais é do que uma plataforma onde as pessoas podem se conectar com outras com as quais ela opta por compartilhar suas experiências (fotos, memes, pensamentos, preferências).

O acesso a todos os usuários é gratuito e envolve criação de perfis, postagens e interações ilimitadas, criação de páginas comerciais e muitos outros recursos que permitem “brincar” bastante na rede social.

Não demorou muito para que empresas percebessem o potencial de público do Facebook e passassem a integrar essa rede social de forma comercial para divulgar seus produtos e serviços.

Para garantir um maior alcance das publicações de páginas comerciais (e também como forma de monetização da plataforma), existe o Facebook Ads, serviço de anúncios pagos do Facebook, configurado no Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Vale lembrar que o Facebook é dono do Instagram (desde 2012) e do WhatsApp (desde 2014). Dessa forma, essas três plataformas trabalham de maneira integrada no Facebook para empresas e podem ser usadas em conjunto nas campanhas de anúncios.

Recursos do Facebook para empresas  

Página comercial no Facebook

Facebook para empresas

 

A página comercial no Facebook é um dos recursos oferecidos gratuitamente pelo Facebook para empresas. É um importante passo para o seu negócio, por dois motivos:

Volume alto de usuários

Segundo o Global Digital Report 2019, o Facebook é a rede social mais acessada no mundo, com 2,2 bilhões de contas ativas.

No Brasil, que é um dos países que passam mais tempo nas redes sociais, o Facebook perdeu seu posto de 1º lugar para o YouTube, mas é a segunda rede social mais acessada por aqui e, em outubro de 2020, já contava com 130 milhões de usuários.

Esse volume de presença no Facebook é motivo suficiente para não rejeitar essa rede social na divulgação da sua marca. São pessoas de todas as idades, localização e interesses diversos. Vai arriscar ficar fora dessa?

Condição para criar anúncios

Outro motivo para que uma empresa tenha uma página comercial no Facebook é que isso é requisito para anunciar na plataforma. Perfis pessoais não contam com a função de criar anúncios nem patrocinar postagens já existentes.

Além disso, uma página comercial dispõe de uma série de informações sobre seu público e alcance das publicações, entre outras métricas importantíssimas para o seu negócio.

Mas, um alerta: não clique no botão Turbinar Publicação (ou Promover, Patrocinar, Impulsionar – essas nomenclaturas mudam de vez em quando). Esse pode ser o modo mais fácil, mas não permite uma segmentação bem definida do público-alvo nem a escolha de objetivos que possam render melhores resultados.

Tanto para anúncios quanto para promoção de publicações já existentes, a melhor ferramenta do Facebook para empresas é o Gerenciador de Anúncios, sobre o qual falaremos logo a seguir, neste artigo.

Gerenciador de Anúncios do Facebook

 

Facebook para empresas

O Gerenciador de Anúncios do Facebook é outro recurso oferecido pelo Facebook para empresas. O acesso é gratuito. A única cobrança diz respeito aos créditos para veiculação de anúncios quando você quiser lançar uma campanha.

Trata-se de uma plataforma do Facebook Ads para criar anúncios ou promover postagens, a serem veiculados tanto no Facebook como no Instagram (e também no Audience Network e no Messenger).

Através dele é possível criar campanhas de anúncios que podem ser compostas de vários conjuntos de anúncios.

O Gerenciador de Anúncios do Facebook oferece uma gama de objetivos de campanha a serem escolhidos de acordo com o tipo de resultado desejado. Por exemplo, se você espera receber mensagens de clientes no WhatsApp, existe um objetivo específico para isso.

Além disso ele permite definir seu público-alvo, oferecendo uma série de segmentações de acordo com interesses, comportamento, acontecimentos, bem como idade, gênero e localização – dados esses que são coletados pelos algoritmos do Facebook durante a navegação do usuário na plataforma.

Por se tratar de uma ferramenta bem completa, também possibilita escolher o posicionamento do anúncio no que diz respeito às plataformas do grupo onde serão veiculados, bem como ao local exato dentro da plataforma.

Por exemplo, se seu desejo é veicular no Instagram uma postagem publicada originalmente no Facebook, isso é possível. E você também pode, caso queira que o anúncio seja veiculado no Instagram, escolher se será no feed e/ou nos stories (essas opções podem variar de acordo com o objetivo escolhido para a campanha).

Perfil profissional no Instagram

perfil no Instagram

O Facebook para empresas também oferece a opção de perfil profissional no Instagram. A criação de perfis no Instagram é sempre gratuita.

Quando você cria um perfil no Instagram, ele é sempre pessoal, ou seja, não permitirá anunciar e não é direcionado a negócios – o que significa que não dará acesso a diversas informações a respeito de interações e outros números que geram avaliação de performance do perfil.

O ideal é, ao criar um perfil no Instagram para a sua marca, seja você empreendedor, profissional liberal ou empresa, que a conta seja profissional.

Acesse as configurações do seu perfil e, dentro da opção Conta, verifique o tipo de conta que você tem. Se você for um negócio e seu perfil estiver como pessoal, mude para conta profissional.

Um perfil profissional no Instagram pode ser uma oportunidade de aumentar a presença online da sua empresa. E isso vale para a maioria dos segmentos de mercado.

É uma rede social que vem crescendo mais a cada dia e que conta, além do público em geral e empresas, com perfis de celebridades e influencers de diversas áreas.

No entanto, atenção! Para promover o seu negócio no Instagram, não clique no botão Promover (ou Turbinar Publicação, Patrocinar, Impulsionar – essas nomenclaturas mudam de vez em quando).

Apesar de ser mais fácil fazer assim, essa ação não permite uma segmentação bem definida do seu público nem a escolha de todos objetivos que podem lhe render melhores resultados. É desperdício de dinheiro.

Para criar anúncios a serem veiculados no Instagram, com diversos objetivos, como tráfego para o site, recebimento de mensagens no WhatsApp, conversão para venda, entre outros, a ferramenta que o Facebook para empresas sugere é o Gerenciador de Anúncios do Facebook.

O mesmo serve para patrocinar uma publicação já existente. É possível criar, por exemplo, uma campanha com objetivo de engajamento para aumentar as interações de uma postagem publicada no Instagram.

Ao patrocinar uma publicação já existente, também é possível inserir um link que leve sua audiência para o seu site.

Uma das vantagens de patrocinar uma publicação é que o alcance dela fica muito maior e é possível direcioná-la a um público segmentado, que, se condizente com o ramo do seu negócio, vai interagir com a sua marca e até tornar-se um seguidor.

É importante salientar que, para usar o Gerenciador de Anúncios do Facebook, é essencial ter uma página comercial no Facebook, mesmo que você não queria alimentá-la.

Facebook versus Instagram

redes sociais

Há quem considere que o Facebook “já era” e que o que vale a pena mesmo, hoje, é o Instagram. Por isso vamos analisar alguns dados de ambas as plataformas.

O Instagram conta com cerca de metade do número de usuários do Facebook (atualmente está em torno de 69 milhões somente no Brasil). No entanto é uma rede social que cresce mais a cada dia.

Segundo pesquisa da SocialBakers (2019), o Facebook ainda lidera enquanto plataforma escolhida para anunciar (62,3%), mas investimentos em anúncios no Instagram têm aumentado.

A mesma pesquisa também afirma que postagens orgânicas no Instagram têm engajamento mais alto do que no Facebook (você já deve ter notado isso) e que, a despeito disso, o volume de publicações de empresas no Facebook continua sendo maior do que no Instagram.

Possivelmente esse comportamento favorece que o alcance das publicações orgânicas no Facebook seja menor, devido à alta concorrência de conteúdo postado a todo momento.

Mas não confunda o potencial de engajamento orgânico de uma publicação com o potencial de alcance de um anúncio ou de uma postagem patrocinada.

Anúncios e postagens patrocinadas vão obter um alcance consideravelmente superior ao de publicações orgânicas, resultando em maior resposta do seu público para aquilo que realmente interessa, que é divulgar seu negócio e vender mais.

Já ouviu a pergunta se curtidas pagam suas contas? Pois é esse o ponto.

WhatsApp Business

Facebook para empresas

WhatsApp todo mundo tem (com raras exceções). Mas quando se trata de negócio, o ideal é instalar no seu smartphone o aplicativo do WhatsApp Business.

Este é mais um recurso do Facebook para empresas com o objetivo de facilitar o atendimento e a realização de vendas pelo celular.

Bons motivos para instalar o WhatsApp Business para o seu negócio são:

Mais profissionalismo nos seus contatos

O WhatsApp Business dispõe de uma série de soluções que tornam seu atendimento muito mais profissional. Você pode criar um verdadeiro SAC no seu WhatsApp, contando com cadastro de clientes, etiquetas de assuntos, mensagens automáticas, entre outros recursos.

Seus atendimentos e contatos comerciais ficam mais organizados e separados dos seus contatos pessoais. Muitas vezes clientes enviam mensagens à noite e aos fins de semana, o que pode causar confusão se misturadas às mensagens que você recebe de familiares e amigos.

Com um aplicativo de mensagens exclusivo para o seu negócio, é possível deixar mensagens automáticas avisando sobre horário de atendimento e só acessá-lo no seu horário de trabalho.

Anunciar com objetivo de receber mensagens

O objetivo de campanha no Facebook de receber mensagens é bastante eficaz para quem não tem site, mas quer vender online, ou mesmo para quem quer oferecer ao cliente mais um canal de contato direto com sua empresa.

Para criar anúncios no Facebook com o objetivo de receber mensagens é preciso configurar o WhatsApp Business e integrá-lo à sua página comercial no Facebook.

Além disso, você pode inserir um botão de WhatsApp na sua página comercial no Facebook, o que também demanda que o WhatsApp seja Business.

Conclusão

Neste artigo foi possível conhecer melhor os recursos do Facebook para empresas e o propósito de cada um deles.

Usá-los de forma integrada torna bastante completa a estratégia de posicionar seu negócio usando algumas das redes sociais mais acessadas no nosso país.

Você gostaria de conhecer melhor como esses serviços são executados por uma agência de marketing digital? Podemos ajudá-lo! Entre em contato com a gente.

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