Como aumentar o alcance orgânico dos posts no Instagram?

Como aumentar o alcance orgânico dos posts no Instagram?

Aumentar o alcance orgânico dos posts no Instagram é a melhor forma de gerar conversões para o objetivo do seu perfil na rede social. Mas o que determina o volume de “entrega” das postagens?

Você já deve ter notado que, apesar de ter um certo número de seguidores no seu perfil no Instagram, somente uma pequena parcela deles vê sua postagem. O que será que acontece?

Por que o alcance orgânico dos posts no Instagram é limitado?

 

seguidores orgânicos

Essa entrega limitada das postagens acontece porque o algoritmo do Instagram é programado para priorizar a entrega de conteúdo que seja relevante para o público. É uma forma de manter a qualidade de navegação na plataforma.

Se as pessoas começarem a ver posts que não são muito do interesse delas, elas vão passar cada vez menos tempo na rede social, e o que o Instagram mais quer é que a audiência permaneça nela pelo máximo de tempo possível.

Como o Instagram determina a relevância do post?

conteúdo relevante

O Instagram considera que uma publicação tem relevância, quando ela encoraja mais engajamento.

Engajamento são as reações e interações que a audiência tem com o post, como comentários, curtidas, salvamentos, compartilhamentos, às vezes até gerando visitas ao perfil e novos seguidores mediante a visualização da postagem.

O Instagram também “percebe” que o conteúdo é relevante quando o post atrai a audiência por maior período de tempo, tal como na visualização de vídeo até o final, na leitura completa de legenda longa e na visualização de carrossel até o último vídeo ou imagem.

Em resumo, é o comportamento da audiência em relação ao seu post que diz ao Instagram que o conteúdo é relevante. Mediante esse sinal, a plataforma entrega a sua publicação a um número maior de usuários.

Como potencializar o alcance orgânico dos posts no Instagram?

A fórmula para fazer sucesso nas redes sociais é uma só: criar conteúdo de qualidade para público que se interesse pelo assunto.

Muitas vezes o conteúdo é bom em vários sentidos. As postagens são bem escritas, contam com uma arte bacana e até apresentam alto nível cultural ou de informação, mas não engajam de jeito nenhum!

Quando falamos em relevância do conteúdo para rede social, estamos nos referindo àquilo que atrai mais o público que segue o perfil. Não tem relação, necessariamente, com a qualidade do que você posta, mas com o que seus seguidores querem ver.

E é por isso que, ao montar seu público, você deve atrair pessoas que se interessam pelo que você publica.

Muitas vezes este é o problema de alcance orgânico dos perfis: o conteúdo postado não é do interesse dos seus seguidores. O que não significa que não haja público para o seu conteúdo, mas que simplesmente você atraiu o público incorreto.

O que NÃO fazer para aumentar o alcance orgânico dos posts no Instagram

o

Se o que promove engajamento real é público que realmente se identifica com o seu conteúdo, podemos concluir que comprar seguidores, atrair seguidores através de reciprocidade entre perfis e até mesmo ter seguidores só por amizade não são as melhores estratégias.

Vamos analisar caso a caso:

  • Atrair familiares e amigos

O trabalho de aumentar o alcance orgânico dos posts no Instagram costuma ser um tanto difícil, pois é natural que comecemos um perfil atraindo nossos conhecidos, que não necessariamente se identificam com o que postamos.

O tempo vai passando, e notamos que nossas postagens não engajam. Parece que estamos falando com as paredes. E então começam a vir algumas “ideias” à nossa mente, que nem sempre são saudáveis para o nosso perfil.

  • Seguir outros perfis para conseguir reciprocidade

Uma dessas ideias malucas, que só atrasam o processo de aumentar o alcance orgânico dos posts no Instagram, é passar a seguir alguns perfis, a fim de que eles nos sigam de volta, e assim resolver a questão.

O problema é que muitos outros perfis estão sofrendo o mesmo dilema, e por isso pode até haver uma troca. Porém o resultado é que, mesmo havendo aumento do número de seguidores, quantidade nem sempre corresponde a qualidade.

Se esses novos perfis não se interessarem pelo seu conteúdo, não vão engajar. Em consequência disso, o alcance orgânico das suas publicações ficará ainda mais desigual em relação à quantidades de seguidores do seu perfil.

  • Comprar seguidores

Outro grande erro é comprar seguidores ou usar automação para aumentar o público. Em primeiro lugar é importante dizer que o Instagram proíbe essas práticas. Sendo assim você estará arriscando ter sua conta punida pela plataforma.

A despeito disso, não há vantagem real. O público comprado é um público frio, que muitas vezes nem sabe por quê está seguindo o seu perfil. Além disso, nos pacotes de seguidores comprados vem uma audiência não segmentada ao seu conteúdo.

Consequência: você não terá engajamento nas suas publicações, indispensável para aumentar o alcance orgânico.

Como atrair público interessado para aumentar o alcance orgânico dos posts no Instagram?

Já falamos que os conhecidos geralmente não engajam (e se engajam, geralmente não compram). Dissemos que troca entre perfis também não vale a pena e que comprar seguidores é tiro no pé. Como começar então?

De modo geral, para começar, a melhor forma de aumentar o público é patrocinar as postagens, exibindo-as a um público que corresponda ao seu público-alvo, definido, segmentado, considerando gênero, idade, interesses e, em muitos casos, localização.

Gerenciador de anúncios

E, quando falamos em patrocinar postagens, não nos referimos a impulsionar diretamente na publicação, não! Sabe aquele botão “Promover” no Instagram? Cuidado com ele! Além de limitar demais os objetivos e a segmentação do público, o alcance é bem menor, tornando a promoção mais cara ou não convertendo da forma desejada.

A forma mais eficaz de criar anúncios e patrocinar postagens é através do Gerenciador de Anúncios, plataforma do Facebook Ads que permite exibir a publicidade tanto no Instagram quanto no Facebook (opcionalmente), através de uma configuração detalhada da campanha, definindo objetivos claros e público bem segmentado.

Conclusão

alcance orgânico

Sendo um conteúdo realmente de qualidade e relevante, quando direcionado a um público que se interessa pelo assunto, o aumento do alcance é inevitável, e a atração de novos seguidores para a sua base será uma consequência natural.

Esses novos seguidores, devidamente segmentados, tem maior probabilidade de engajar – o que, por si só, já promove aumento do alcance – e de compartilhar o seu conteúdo, tornando seu perfil mais conhecido.

Com o tempo, seu perfil poderá ser procurado pelo seu público correto organicamente.

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *