Página comercial no Facebook: é uma boa e como funciona?

Página comercial no Facebook: é uma boa e como funciona?

Ter uma página comercial no Facebook é um meio bastante eficiente de alcançar novos clientes e gerar resultados positivos para o seu negócio.

página comercial no facebook

O Facebook é a rede social mais acessada no mundo, com 2,2 bilhões de contas ativas. No Brasil, atualmente acabou de perder seu posto para o YouTube, mas a segunda rede social mais acessada aqui já conta, em outubro de 2020, com 130 milhões de usuários!

Com esse alto volume de audiência, é inegável que a presença de empreendedores e empresas nessa rede social é a melhor forma de se aproximar do público a fim de atingir objetivos comerciais.

As redes sociais tornaram-se o canal mais democrático para que negócios de qualquer tamanho se destaquem – e isso não deve ser nenhuma novidade! Ninguém deve discordar que a internet tem roubado o espaço que a TV ocupava na nossa vida há alguns anos. Afinal, segundo dados da Agência Brasil (2020), 3 em cada 4 brasileiros acessam a internet.

Sendo assim, é interessante que empreendedores e empresas de qualquer tamanho tenham uma página comercial no Facebook, sempre alimentada com conteúdo de qualidade, direcionado ao público que se pretende atrair.

Alcance orgânico das publicações de página comercial no Facebook

Alimentar a página comercial no Facebook com conteúdo de qualidade e relevante para o público que se pretende atingir é, por si só, uma excelente estratégia de marketing, contribuindo fortemente para os resultados de uma empresa.

O que ocorre – e é alvo de muitas queixas dos administradores de páginas no Facebook – é que o alcance das publicações é bastante reduzido. Na verdade, isso tem acontecido até para perfis não comerciais. Há um consenso geral de que as postagens são entregues a um percentual muito pequeno dos seguidores.

Há várias teorias para isso, algumas das quais:

O número excessivo de publicações a todo momento

Segundo dados do relatório Digital in 2019, o número total de usuários ativos no Facebook – que é definitivamente a rede social mais acessada no mundo – é de 2,2 bilhões! Só no Brasil são 130 milhões de contas ativas.

Quem tem perfil tanto no Facebook quanto no Instagram já deve ter notado que é possível ter mais sucesso de alcance e engajamento (organicamente) nas publicações no Instagram do que no Facebook – principalmente com contas que apresentam baixo número de seguidores. A maioria das postagens orgânicas fica geralmente no vácuo!

página comercial no facebook

Isso porque, mundialmente, o Facebook tem cerca de o dobro de usuários em relação ao Instagram. Mundialmente o Instagram conta com algo em torno de 1 bilhão de usuários e, no Brasil, atualmente o número de perfis ativos é de 69 milhões.

Mas é uma rede que tem se tornado mais popular a cada dia, o que serve de alerta a quem ainda tem algum sucesso orgânico no Instagram. Cada vez mais percebe-se que o alcance no Instagram também tem diminuído, e o motivo em partes é o mesmo: excesso de usuários e, consequentemente, excesso de postagens a todo momento.

A relevância do conteúdo

conteúdo relevante

Quando falamos em relevância do conteúdo nas redes sociais, não nos referimos necessariamente à qualidade do conteúdo, mas se ele é do interesse dos seguidores. Muitas vezes o conteúdo é de qualidade, em vários sentidos, desde bem escrito, com arte bacana, e até com alto nível cultural ou informacional, mas que não engaja de jeito nenhum.

E tantos posts de memes, de assuntos banais, fake news, etc., que engajam horrores… simplesmente viralizam! O que acontece?

fórmula é criar conteúdo direcionado a um público que se interesse pelo assunto. Quando a base de seguidores não corresponde ao tipo de conteúdo postado, não vai rolar engajamento. Simples assim!

O potencial de alcance de uma publicação vai ser maior quanto mais seguidores engajarem com ela, e isso só ocorre com público “quente”.

O Facebook é uma empresa com fins lucrativos

O acesso e a participação na rede social são gratuitos, bem como ter página comercial na plataforma, postar, convidar seguidores… A forma de ganho do Facebook são os anúncios, através do Facebook Ads.

Facebook Ads

Tendo isso em vista fica mais fácil entender que, para aumentar o alcance das postagens, o melhor é patrociná-las!

O Facebook Ads disponibiliza duas maneiras de aumentar o alcance das publicações: patrocinar postagens e criar anúncios. Dessa forma, suas publicações serão entregues a um número muito mais alto de usuários, o que possibilitará – desde que haja a segmentação do público – atrair pessoas que se identifiquem mais com seu conteúdo, ampliando seu potencial de venda.

Como aumentar o alcance das publicações de página comercial no Facebook?

engajamento

O alcance de uma publicação vai ser maior ou menor de acordo com o nível de engajamento que ela promove com a audiência. Como engajamento podemos entender:

  • No Facebook: curtidas, comentários, compartilhamentos e cliques na publicação.
  • No Instagram: curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos, visitas ao perfil e conquista de novos seguidores por meio da visualização do post.

Para garantir que haja engajamento na publicação é necessário atender a 2 fatores:

  • Ter na base de seguidores público que se interesse pelo conteúdo que você deseja postar.
  • Criar conteúdo de qualidade e direcionado ao público que se quer atrair, e postá-lo com frequência.

É importante ressaltar que, para vender mais, o conteúdo deve dizer respeito ao produto ou serviço que você oferece. Caso contrário, sua página até pode ser um sucesso de engajamento, porém nunca converter em venda.

Como aumentar a base de seguidores na página comercial do Facebook?

Facebook ads

Organicamente é possível, sim, aumentar a base de seguidores com público que se identifique com seu produto ou serviço, porém, para quem está começando, geralmente é difícil.

A primeira ação que fazemos ao criar uma página comercial no Facebook é convidar todos os nossos familiares e amigos para curti-la, afinal o objetivo é “lotar a casa”.

Porém nem sempre essas pessoas correspondem ao público-alvo do seu negócio. E o resultado disso é uma audiência fria ou que não converte – porque não vai comprar!

Páginas comerciais no Facebook devem ter o objetivo de conduzir o público para comprar! O que se faz para conseguir isso são estratégias, persuasão, direcionamento para a tomada da decisão desejada.

A melhor forma de atrair o público certo para a sua página é através de publicações patrocinadas ou anúncios. Dessa forma é possível segmentar a audiência, escolhendo um público que se identifique com o que você oferece e que, portanto, tem mais chances de comprar.

Complementar a isso, postagens com conteúdo de qualidade direcionado a esse público vão promover engajamento e possivelmente atrair novos seguidores.

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