Gerar uma lista de leads é uma das estratégias que dão melhor resultado para vender produtos e serviços. Já falamos aqui e aqui como gerar leads para o seu negócio. No entanto uma questão que raramente é abordada é como fazer o primeiro contato com a sua lista de leads.

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O trabalho não acaba com a geração de leads. O marketing bem realizado vai atrair os contatos de potenciais clientes, porém é preciso saber converter essa lista de leads em clientes reais.

Geração de leads 

Os leads são dados de contato de pessoas ou empresas que podem ter interesse no que o seu negócio oferece.

A forma mais eficaz de se conseguir uma lista de leads é através de tráfego pago, via Google Ads ou Facebook Ads, direcionado a uma landing page ou mediante uma campanha de cadastro no Facebook.

geração de leads

Tanto a landing page quanto o formulário de cadastro do Facebook devem ser formulados a fim de apresentar claramente o propósito da coleta dos dados da pessoa interessada, inclusive deixando claro que as informações serão usadas exclusivamente para o contato.

Geralmente as pessoas se dispõem a informar seus dados de contato mediante a oferta de um brinde ou amostra grátis de produto ou serviço que lhes pareça interessante.

Elas também podem fornecer seus dados de contato quando desejam saber mais sobre o serviço ou produto anunciado e obter orçamento.

É preciso enfatizar que não basta ter uma lista de contatos. O que vai determinar se esses leads são qualificados, ou seja, realmente potenciais clientes, é a estratégia utilizada na geração de leads, tanto em relação à abordagem e à oferta, quanto em relação à segmentação do público-alvo.

Para que criar uma lista de leads?

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A primeira tarefa antes de iniciar um processo de geração de leads é entender para que você precisa de uma lista de contatos de potenciais clientes. Essa questão parece tão óbvia que chega a ser inquestionável, não é? Porém é muito comum, ao ter em mãos uma lista de leads, não saber o que fazer com ela.

É claro que você sabe que o objetivo da geração de leads é entrar em contato com potenciais clientes a fim de convertê-los em clientes reais. Mas, menos raro do que se imagina, muito empreendedor não sabe nem quando e nem como agir nessas horas. E mais: muitos leads acabam nunca recebendo um contato sequer!

Para que o objetivo de aumentar suas vendas seja conquistado é preciso ter um planejamento que contemple as etapas do processo envolvidos na geração de leads e na conversão de leads em clientes reais.

Você tem ou é um bom vendedor?

É importante entender que as ações do departamento de Marketing agem em conjunto com as ações da área de Vendas. Elas são inteiramente complementares.

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No caso da geração de uma lista de leads, a área de Marketing deve, com base nas informações fornecidas pela área de Vendas (quanto a definição de público-alvo, localização, etc.), criar estratégias para divulgar o seu negócio e, consequentemente, atrair os interessados.

Mas isso é só uma etapa do processo como um todo.

Em posse da lista de leads, o departamento de Vendas deve realizar a abordagem a esses potenciais clientes, a partir do planejamento de uma estratégia de vendas.

A conversão de leads em clientes reais depende, nesse momento, do potencial de venda dos seus vendedores. Uma listagem de contato de potenciais clientes é um verdadeiro tesouro nas mãos de vendedores experientes.

Se você não é e não tem um bom vendedor, considere desenvolver essa competência ou cogite seriamente contratar um.

Como converter leads em clientes 

De forma geral o formulário de cadastro para geração de leads deve conter ao menos o nome da pessoa ou empresa interessada e alguma forma de contato, usualmente telefone e e-mail.

Além disso é fundamental que a mensagem contida na página de cadastro seja bem específica, indicando qual será o motivo do posterior contato. Você terá melhor resultado na abordagem ao cliente se ele se lembrar de ter preenchido o cadastro e tiver compreendido o que sua empresa representa.

Com a lista em mãos, o profissional responsável pelas vendas deve colocar em prática a estratégia de vendas elaborada de antemão.

Alguns pontos a serem levados em consideração para o contato são:

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Horário 

É interessante usar de bom senso para realizar os contatos em horários razoáveis, o que, generalizando, excluir madrugada e domingos e feriados, com raras exceções.

Timing 

No entanto, para não perder o timing do cadastro, é importante que o contato não demore a acontecer. O lead pode já ter se esquecido da sua empresa ou até ter adquirido de outro fornecedor.

Meio de contato 

Deve-se levar em conta também a abordagem (por telefone, WhatsApp, e-mail?).

É possível perguntar no cadastro de que forma a pessoa prefere receber o contato, por exemplo, se por e-mail, por WhatsApp (que vem substituindo o e-mail, devido a sua praticidade) ou telefone, e até mesmo o melhor período para o contato.

De qualquer forma, sem essa informação, o vendedor pode testar as diversas abordagens, até descobrir aquela que funciona para o seu público, ou mesmo personalizá-la de vez em quando para clientes mais escorregadios.

Apresentação de venda

Além do meio de contato, faz-se necessário testar de formas variadas a apresentação de vendas. Por mais bem elaborada que ela seja, pode-se descobrir, na prática, que não funciona tão bem com determinado público.

Também recomenda-se ensaiar, praticar, apresentar aos parentes e colegas para testar seu potencial, sua desenvoltura, e buscar feedbacks sinceros.

Conclusão 

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Quando o processo de geração de leads é formulado de forma que o lead entenda para que ele está cedendo suas informações de contato, ao se dispor a isso ele está te dando pelo menos 50% da vantagem para fechar a venda.

Isso ocorre principalmente quando a geração de lead não envolve recompensa. Leads que compram um produto de entrada, por exemplo, ou que solicitam mais informações e orçamento, costumam vir mais “aquecidos”.

Não que leads obtidos através de recompensas não sejam bons. O que ocorre é que muitas vezes eles podem demandar mais contatos para converterem – até mesmo através de uma régua de relacionamento com uma sequência de e-mails e algumas demonstrações do serviço.

Diante de leads aquecidos, vendedores com experiência e abordagem adequada ao público-alvo dificilmente perdem um contrato. Não existe objeção que resista a um vendedor preparado com um bom planejamento de venda.

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