10 dicas para conquistar seguidores orgânicos no Instagram

10 dicas para conquistar seguidores orgânicos no Instagram

Conquistar seguidores orgânicos no Instagram é tudo o que a gente mais quer na rede social. Mas será que isso é possível, principalmente para um negócio que está começando? Aqui neste artigo vamos dar algumas dicas de como trabalhar para que isso aconteça.

seguidores orgânicos

Cada dia mais pessoas de todos os tipos, incluindo famosos, empresas e público em geral, estão aderindo ao Instagram, que abriga atualmente cerca de 69 milhões de usuários só no Brasil.

Com essa audiência toda, ter um perfil comercial na plataforma é mais que válido para empreendedores e empresas de qualquer tamanho. Os concorrentes muito provavelmente já estão no Instagram, então demorou!

Todo começo é difícil

A questão é que, quando lançamos o nosso perfil, ele está vaziozinho, vaziozinho…

Quando criamos o perfil comercial da nossa empresa no Instagram, queremos vê-lo lotadinho de seguidores. Começamos, então, com aquela troca entre perfis, seguindo nossos amigos, familiares e conhecidos, esperando uma reciprocidade.

No entanto, nem sempre essas pessoas correspondem ao público-alvo do nosso negócio. E daí bate aquela dúvida do que fazer para atrair as pessoas corretas. Será que o único jeito é pagando?

Pagar com certeza funciona. Mas, se o momento não é propício pra esse investimento, existem, sim, meios de conquistar seguidores orgânicos no Instagram. Porém, como todo trabalho que promove tráfego orgânico, os resultados não são visíveis no curto prazo.

É trabalho de formiguinha mesmo, mas se bem realizado, pode trazer grande recompensa, pois garante a atração de público qualificado e fiel.

Dicas para conquistar seguidores orgânicos no Instagram

1 – Crie um perfil atraente

seguidores orgânicos

Você tem mais chances de conseguir seguidores orgânicos no Instagram se a sua bio for bem atraente. Bio é a biografia do seu perfil, sua apresentação, composta de nome de usuário (que é o @), nome do perfil, descrição do perfil, foto e destaques.

  • Nome do usuário

O nome do usuário, o @, deve ser escolhido de forma favorável para que seu negócio seja facilmente encontrado no Instagram. Como ele é único (é o seu endereço na plataforma), nem sempre está disponível o nome que você deseja. Mas você pode fazer uma adaptação.

  • Nome do perfil

O nome do perfil é bem mais livre, porque não é único. Então, mesmo que mais alguém esteja usando aquele que você quer, é possível escolher.

No entanto, uma dica importante é não desperdiçar espaço na bio com informações repetidas. Por exemplo, se no nome do usuário você já conseguiu aplicar o nome da empresa tal com gostaria, no nome do perfil você pode inserir o ramo de negócio ou qualquer outra “palavra-chave” que leve seu público mais facilmente até você.

  • Foto do perfil

A foto do perfil deve ser o logo da sua empresa, mas se você for a sua marca, pode ser uma foto sua, que possibilite ao público captar a impressão que você quer dar.

Essa foto é a imagem que acompanhará suas postagens, portanto deve facilitar a identificação do seu perfil.

  • Descrição do perfil

bio do Instagram

Tão ou mais importante que a foto é a descrição do perfil, por isso invista um tempo na elaboração dela.

A descrição compõe as informações que você quer fornecer logo de cara a quem visitar o seu perfil. Então, em poucas palavras, exponha qual é a sua missão no Instagram. Descreva com muita clareza do que se trata o seu negócio.

  • Destaques

Os destaques são uma maneira de preservar na sua bio alguns stories prediletos. É sabido que os stories duram 24 horas, mas quando destacados na bio, ele fica lá indefinidamente.

Uma estratégia para empresas é criar destaques, por exemplo, de cada tipo de serviço ou linha de produto, ou mesmo de bastidores, ou vídeos que mostram o profissional ou o funcionamento do produto, de maneira organizada, fixos na bio para quem for visitar seu perfil.

2 – Produza conteúdo relevante

seguidores orgânicos

A principal estratégia para cativar seguidores orgânicos é investir em conteúdo variado e de qualidade, que aborde assuntos que possam atrair pessoas interessadas no que seu negócio oferece.

O Instagram é uma rede social mais voltada a imagens e não possibilita inserir links nas postagens. No entanto, cada vez mais os usuários estão explorando o campo da legenda com textões, tipo blog. E a audiência tem curtido bastante.

Quando se fala em relevância de conteúdo, é exatamente este o ponto: seu conteúdo deve agradar os seus seguidores, senão eles não engajam e, com o tempo, deixam de seguir seu perfil.

Adicional a isso, o conteúdo deve corresponder ao que o seu negócio oferece. Quando se tem uma empresa, de nada adianta ter uma multidão de seguidores engajados, que no entanto não compram de você.

3 – Defina seu público

segmentação de público

Entenda qual é o seu público-alvo para desenvolver conteúdo relevante que conquiste seguidores orgânicos realmente interessados no que você oferece.

Quando se tem claro qual é o seu público (se possível, crie personas), fica mais fácil saber os assuntos de interesse, o tom da linguagem a ser usado nas postagens, o melhor horário para postar e o tipo de arte mais atrativo.

4 – Escolha quem seguir

seguidores orgânicos

Outra forma de esquematizar sua segmentação é na escolha dos perfis que você decide seguir. Como muita gente segue de volta, você filtra seu público assim.

Mas atenção: é interessante escolher perfis que você considera que possam querer o que você tem a oferecer. Não basta seguir quem segue de volta. É preciso ter clareza do objetivo.

Quando se atrai público errado, o trabalho realizado na rede social fica sem valor, pois não promove engajamento.

5 – Use hashtags

seguidores orgânicos

As hashtags não são enfeites, nem modinha. Trata-se de uma palavra-chave precedida pelo símbolo #, com a função de colaborar na pesquisa de temas de conteúdo disponibilizado nas redes sociais.

Antes de adicionar uma hashtag qualquer, é importante pesquisar hashtags relacionadas ao seu negócio para usar as que têm um maior número de postagem. Quando muitas pessoas estão usando o mesmo termo, significa que ele é o mais usado nas buscas dos usuários de forma geral.

Dessa forma, seu perfil pode ser descoberto por alguém que buscou ou segue a hashtag que você indicou na sua postagem. Escolha bem e não exagere na quantidade.

6 – Use emojis

Os emojis são artifícios que podem tornar suas postagens mais simpáticas e remetem ao seguidor que há uma pessoa como ele do outro lado.

Estudos apontam que especialmente os emojis de carinhas criam uma empatia maior, o que pode aproximar sua marca do seu público e promover maior engajamento.

7 – Crie engajamento

seguidores orgânicos

Não adianta ter milhares de seguidores orgânicos no Instagram e não haver interação na sua página. É muito possível que, dessa forma, além de não haver engajamento, não haja venda!

Para equilibrar a taxa de visitação com a de vendas é preciso dedicação ao escolher conteúdo que seja de relevância para quem você quer conquistar, sempre buscando e promovendo comentários, curtidas, trocas de informação, a fim de criar intimidade com seu cliente em potencial.

Fazer perguntas no final da postagem ou nos stories e postar conteúdo que mostre bastidores ou compartilhe experiências pessoais podem promover uma aproximação com seu público e criar engajamento.

8 – Divulgue o perfil

Outra forma de conseguir seguidores orgânicos é disponibilizar o link do seu perfil no Instagram em todas as suas outras contas sociais.

Só não seja chato. Evite abordar outros perfis oferecendo serviços, pois esses contatos podem ser denunciados como spam.

9 – Crie parcerias

Uma forma de aparecer bem no Instagram – e cativar seguidores orgânicos! – é fazer uma parceria com um influenciador digital, para que ele cite sua empresa ou seu produto.

Você pode iniciar a relação interagindo com o influencer, atraindo sua atenção. Então você lhe envia um dos seus produtos para ele testar e, se ele achar que deve, pode acabar divulgando no perfil dele. Cuidado para não parecer inconveniente.

Prefira um influenciador iniciante, a fim de ter mais chances de ele aceitar o presente como pagamento, em vez de cobrar pela publicidade. Quando fizer o contato com ele, faça uma proposta que seja interessante para ambas as partes.

10 – Para resultados mais ágeis… patrocine

seguidores orgânicos

As 9 dicas anteriores, quando bem feitas e de forma complementar, podem surtir resultado bastante satisfatório. Porém vai demandar tempo…

O alcance orgânico do Instagram está cada vez mais baixo, isso porque, além de outros fatores, que envolvem até os algoritmos, temos que lembrar que trata-se de uma plataforma que visa lucro – e uma forma que o Instagram tem de lucrar é através de anúncios.

Patrocinar postagens é a melhor forma de aumentar consideravelmente o alcance das suas publicações, com a possibilidade de direcioná-las a uma audiência segmentada, o que fatalmente vai aumentar o engajamento e, consequentemente, o potencial de conquistar seguidores orgânicos.

É um empurrãozinho que faz toda a diferença.

Com o aumento do alcance das publicações, milhares de pessoas fora da sua base de seguidores poderão visualizar seu conteúdo, e quem realmente for seu público-alvo pode se interessar pelo que você oferece, virar seguidor, compartilhar postagens… uma coisa leva a outra.

Conclusão

Não tem fórmula mágica. Criar uma base de seguidores orgânicos no Instagram demanda trabalho, muito foco e, se puder, até um investimentozinho.

Tudo por uma boa causa! Mais que seguidores orgânicos, é importante ter os seguidores certos, os que engajam com suas publicações, e que compram!

De forma orgânica ou pagando, a chave é uma só: criação de conteúdo interessante para quem se interessa.

 

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